Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33529
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHerwig, Eladio Camargo-
dc.date.accessioned2021-11-24T19:21:08Z-
dc.date.available2021-11-24T19:21:08Z-
dc.date.issued2021-08-26-
dc.identifier.citationHERWIG, Eladio Camargo. Contribuições de letras de canções para o trabalho com o léxico no ensino fundamental: algumas possibilidades. 2021. 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.515.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33529-
dc.description.abstractThe school has a fundamental role in the intellectual development of students, and lexical expansion is important during anyone's life. Knowing how to describe the meanings of the lexicon and reveal its mysteries will contribute to a better understanding of the word, the text, the speech. Thus, it is from this perspective that this work offers the Portuguese language teacher theoretical and practical subsidies with the preparation of this dissertation and an Activities Notebook, which contains activities with the lexicon of song lyrics to be worked on in the classroom. The Notebook presents a didactic proposal based on the didactic sequence of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). This didactic proposal used the song lyrics genre as a guide for the classes and contributed to the lexical and cultural enrichment of students, through activities based on the assumptions of Lexicology and Lexicography. The theoretical basis was based on authors such as: Dias (2004), (2009); Antunes (2012), (2003), (2009), (2010); Krieger (2012); Pottier (1968), Polguère (2018) among others. Although the proposal was applied remotely, due to social isolation due to the Corona virus pandemic, the methodology, inspired by Thiollent's action research, proved to be unprecedented in this format and important for carrying out the intervention. The Activity Notebook is attached to the end of this dissertation. Finally, in this work, we defend the use of song lyrics as a strategy for teaching the mother tongue, and we want to show that its use in the classroom can awaken students' interest in reading and text production, increase vocabulary repertoire, increase knowledge of the world, discuss relevant topics to living in society, etc.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLéxicopt_BR
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.subjectLexicologiapt_BR
dc.subjectLetras de cançõespt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLexiconpt_BR
dc.subjectVocabularypt_BR
dc.subjectLexicology.pt_BR
dc.subjectSong lyricspt_BR
dc.titleContribuições de letras de canções para o trabalho com o léxico no ensino fundamental: algumas possibilidadespt_BR
dc.title.alternativeContributions of song lyrics for lexicon work in elementary school: some possibilitiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Eliana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782833E6pt_BR
dc.contributor.referee1Fromm, Guilherme-
dc.contributor.referee1Latteshttps://orcid.org/0000-0001-5654-0135pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Marlúcia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2147557798530287pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5918252049193938pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA escola tem um papel fundamental no desenvolvimento intelectual dos alunos, e a ampliação lexical é importante no decorrer da trajetória de vida de qualquer pessoa. Saber descrever os significados do léxico e revelar seus mistérios contribuirá para uma melhor compreensão da palavra, do texto, do discurso. Sendo assim, é nessa perspectiva que o presente trabalho oferece ao professor de Língua Portuguesa subsídios teóricos e práticos com a elaboração desta dissertação e de um Caderno de atividades, que contém atividades com o léxico de letras de canções para serem trabalhadas em sala de aula. O Caderno apresenta uma proposta didática baseada na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Essa proposta didática utilizou o gênero letra de canção, como orientador das aulas e contribuiu para o enriquecimento lexical e cultural dos estudantes, por meio de atividades baseadas nos pressupostos da Lexicologia e da Lexicografia. A base teórica pautouse em autores como: Dias (2004), (2009); Antunes (2012), (2003), (2009), (2010); Krieger (2012); Pottier (1968), Polguère (2018) dentre outros. Apesar de a proposta ter sido aplicada de forma remota, por ocasião do isolamento social devido à pandemia do Corona vírus, a metodologia inspirada na pesquisaação de Thiollent mostrouse inédita nesse formato e importante para a realização da intervenção. O caderno de atividades encontrase anexado ao final dessa dissertação. Por fim, defendemos, neste trabalho, o uso da letra de canção como estratégia de ensino da língua materna, e queremos mostrar que seu uso na sala de aula pode despertar o interesse dos alunos pela leitura e pela produção textual, aumentar o repertório vocabular, aumentar conhecimentos de mundo, discutir temas relevantes ao convívio em sociedade etc.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration203pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.515pt_BR
dc.orcid.putcode103731893-
dc.crossref.doibatchid57c0e453-3b0c-4be3-bdd7-93618d4d14c1-
dc.subject.autorizadoLinguísticapt_BR
dc.subject.autorizadoLexicologiapt_BR
dc.subject.autorizadoMúsica na educaçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ContribuiçõesLetrasCanções.pdfDissertação9.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.