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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2324-3745
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 United States
Título: Análise espacial da declividade das vias e dos polos geradores de viagens para a definição de uma rede cicloviária
Autor(es): Ferreira, Rafael Henrique
Primeiro orientador: Seabra, Luciany Oliveira
Primeiro coorientador: Sales, Vinícius Ferreira
Primeiro membro da banca: Bravo, João Vitor Meza
Segundo membro da banca: x, x
Resumo: A mobilidade urbana, com o uso indiscriminado do veículo automotor, tem gerado muitos problemas de acessibilidade e mobilidade. Atualmente a problemática ocorre mesmo em cidades de médio e pequeno porte. Com o crescimento urbano da cidade de Monte Carmelo, enfatizado pela instalação do Campus da Universidade Federal de Uberlândia, os impactos negativos na mobilidade urbana são crescentes. A priorização do transporte não motorizado em relação ao motorizado é essencial para contribuir para o desenvolvimento sustentável. Na área de transportes, a sustentabilidade, ao longo da última década, se consolidou pelo conceito de mobilidade urbana sustentável. A bicicleta é um veículo não motorizado e que não emite poluentes ao ambiente além de ser saudável, ecológico e acessível à população. Diversos fatores influenciam na escolha da bicicleta como meio de transporte, entre eles a segurança, o conforto e o tempo de deslocamento que estão diretamente relacionados às características do relevo. O ambiente construído e a declividade são uteis na definição de rotas clicáveis, para tal foi necessário investigar as relações espaciais e o relevo numa área de estudo. O presente trabalho tem como objetivo propor uma rede cicloviária para a cidade de Monte Carmelo-MG, considerando a escala de Borg modificada. A partir dos dados das vias, extraídos da plataforma livre OpenStreetMap e dos dados geográficos de declividade, advindos de imagens do satélite Alos Palsar, em um ambiente SIG (Sistema de Informações Geográficas), foram elaborados mapas temáticos que possibilitaram uma análise espacial por trecho de via em relação à declividade. Os Polos Geradores de viagens (PGVs) foram considerados na previsão de geração de demanda de transporte nas análises dos trechos dos locais de estudo e também a uma possível demanda de transporte analisando os PGVs nos trechos da cidade. Assim, as análises possibilitaram a definição do trajeto ciclável mais adequado para a área de estudo.
Palavras-chave: SIG em cidades de pequeno porte
Declividade das vias
Polo gerador de viagens
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERREIRA, Rafael Henrique. Análise espacial da declividade das vias e dos polos geradores de viagens para a definição de uma rede cicloviária. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33469
Data de defesa: 4-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo)

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