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dc.creatorFerreira, Rafael Henrique-
dc.date.accessioned2021-11-19T17:32:34Z-
dc.date.available2021-11-19T17:32:34Z-
dc.date.issued2021-11-04-
dc.identifier.citationFERREIRA, Rafael Henrique. Análise espacial da declividade das vias e dos polos geradores de viagens para a definição de uma rede cicloviária. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33469-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectSIG em cidades de pequeno portept_BR
dc.subjectDeclividade das viaspt_BR
dc.subjectPolo gerador de viagenspt_BR
dc.titleAnálise espacial da declividade das vias e dos polos geradores de viagens para a definição de uma rede cicloviáriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sales, Vinícius Ferreira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8982402548073538pt_BR
dc.contributor.advisor1Seabra, Luciany Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1270315505605105pt_BR
dc.contributor.referee1Bravo, João Vitor Meza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2434262816948472pt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0432462525422579pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA mobilidade urbana, com o uso indiscriminado do veículo automotor, tem gerado muitos problemas de acessibilidade e mobilidade. Atualmente a problemática ocorre mesmo em cidades de médio e pequeno porte. Com o crescimento urbano da cidade de Monte Carmelo, enfatizado pela instalação do Campus da Universidade Federal de Uberlândia, os impactos negativos na mobilidade urbana são crescentes. A priorização do transporte não motorizado em relação ao motorizado é essencial para contribuir para o desenvolvimento sustentável. Na área de transportes, a sustentabilidade, ao longo da última década, se consolidou pelo conceito de mobilidade urbana sustentável. A bicicleta é um veículo não motorizado e que não emite poluentes ao ambiente além de ser saudável, ecológico e acessível à população. Diversos fatores influenciam na escolha da bicicleta como meio de transporte, entre eles a segurança, o conforto e o tempo de deslocamento que estão diretamente relacionados às características do relevo. O ambiente construído e a declividade são uteis na definição de rotas clicáveis, para tal foi necessário investigar as relações espaciais e o relevo numa área de estudo. O presente trabalho tem como objetivo propor uma rede cicloviária para a cidade de Monte Carmelo-MG, considerando a escala de Borg modificada. A partir dos dados das vias, extraídos da plataforma livre OpenStreetMap e dos dados geográficos de declividade, advindos de imagens do satélite Alos Palsar, em um ambiente SIG (Sistema de Informações Geográficas), foram elaborados mapas temáticos que possibilitaram uma análise espacial por trecho de via em relação à declividade. Os Polos Geradores de viagens (PGVs) foram considerados na previsão de geração de demanda de transporte nas análises dos trechos dos locais de estudo e também a uma possível demanda de transporte analisando os PGVs nos trechos da cidade. Assim, as análises possibilitaram a definição do trajeto ciclável mais adequado para a área de estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Agrimensura e Cartográficapt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
dc.orcid.putcode103479986-
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo)

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