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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33469
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2324-3745 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Análise espacial da declividade das vias e dos polos geradores de viagens para a definição de uma rede cicloviária |
Autor: | Ferreira, Rafael Henrique |
Primer orientador: | Seabra, Luciany Oliveira |
Primer coorientador: | Sales, Vinícius Ferreira |
Primer miembro de la banca: | Bravo, João Vitor Meza |
Segundo miembro de la banca: | x, x |
Resumen: | A mobilidade urbana, com o uso indiscriminado do veículo automotor, tem gerado muitos problemas de acessibilidade e mobilidade. Atualmente a problemática ocorre mesmo em cidades de médio e pequeno porte. Com o crescimento urbano da cidade de Monte Carmelo, enfatizado pela instalação do Campus da Universidade Federal de Uberlândia, os impactos negativos na mobilidade urbana são crescentes. A priorização do transporte não motorizado em relação ao motorizado é essencial para contribuir para o desenvolvimento sustentável. Na área de transportes, a sustentabilidade, ao longo da última década, se consolidou pelo conceito de mobilidade urbana sustentável. A bicicleta é um veículo não motorizado e que não emite poluentes ao ambiente além de ser saudável, ecológico e acessível à população. Diversos fatores influenciam na escolha da bicicleta como meio de transporte, entre eles a segurança, o conforto e o tempo de deslocamento que estão diretamente relacionados às características do relevo. O ambiente construído e a declividade são uteis na definição de rotas clicáveis, para tal foi necessário investigar as relações espaciais e o relevo numa área de estudo. O presente trabalho tem como objetivo propor uma rede cicloviária para a cidade de Monte Carmelo-MG, considerando a escala de Borg modificada. A partir dos dados das vias, extraídos da plataforma livre OpenStreetMap e dos dados geográficos de declividade, advindos de imagens do satélite Alos Palsar, em um ambiente SIG (Sistema de Informações Geográficas), foram elaborados mapas temáticos que possibilitaram uma análise espacial por trecho de via em relação à declividade. Os Polos Geradores de viagens (PGVs) foram considerados na previsão de geração de demanda de transporte nas análises dos trechos dos locais de estudo e também a uma possível demanda de transporte analisando os PGVs nos trechos da cidade. Assim, as análises possibilitaram a definição do trajeto ciclável mais adequado para a área de estudo. |
Palabras clave: | SIG em cidades de pequeno porte Declividade das vias Polo gerador de viagens |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | FERREIRA, Rafael Henrique. Análise espacial da declividade das vias e dos polos geradores de viagens para a definição de uma rede cicloviária. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33469 |
Fecha de defensa: | 4-nov-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo) |
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