Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33426
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise qualitativa das faixas marginais de proteção do córrego do óleo, em Uberlândia/MG
Autor(es): Silva, Maria Eliete
Primeiro orientador: Ferreira, Vanderlei de Oliveira
Primeiro membro da banca: Barbosa, Túlio
Segundo membro da banca: Rosa, Rafael Mendes
Resumo: A cidade de Uberlândia tem sua economia baseada principalmente no setor agroindustrial, com a fixação de importantes indústrias alimentícias, além de instaladas grandes empresas do setor de distribuição e atacadista. Esse crescimento econômico, relacionado com a posição geográfica privilegiada em relação aos principais centros econômicos do país, se trouxe aspectos positivos, também trouxe para a cidade seu lado negativo. Como afirma Cunha (2003), a área urbana de Uberlândia de maneira geral, apresenta sérios problemas ambientais provenientes do grande crescimento demográfico, falta de planejamento urbano, bem como os impactos ocorridos nas bacias hidrográficas que não são controlados pelos órgãos gerenciadores. Este estudo possui como objetivo principal apresentar, através de uma análise qualitativa, as atuais condições ambientais em que se encontram as faixas marginais de proteção do Córrego do Óleo, importante afluente do Rio Uberabinha – principal curso d’água do município de Uberlândia - Minas Gerais. A bacia do córrego do Óleo é agraciada de uma vasta beleza cênica e diversa, mas a realidade mostra um desequilíbrio socioambiental dessa ocupação desordenada. Para alcançar o propósito foram traçados os seguintes objetivos específicos: Realizar uma breve caracterização dos componentes fisiográficos da bacia; mapear o uso e ocupação da terra (diagnóstico da situação atual); mapear as Áreas de Preservação Permanente relacionadas aos cursos d’água e mananciais; e a identificação das áreas de conflito. Os resultados reforçam a grave situação de degradação ambiental das faixas marginais de proteção, resultante da ação conjunta de uma população insensível em relação às variáveis consideradas e também da inoperância dos órgãos gerenciadores.
Notas: ANÁLISE QUALITATIVA DAS FAIXAS MARGINAIS DE PROTEÇÃO DO CÓRREGO DO ÓLEO, EM UBERLÂNDIA/MG
Palavras-chave: Córrego do óleo
Degradação ambiental
Faixas marginais de proteção
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Maria Eliete. Análise qualitativa das faixas marginais de proteção do córrego do óleo, em Uberlândia/MG. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33426
Data de defesa: 3-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseQualitativaFaixas.pdf4.92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.