Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33412
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estratégias de Educação Ambiental: Uma experiência na formação inicial com crianças do Ensino Fundamental.
Autor(es): Costa, Amanda Rodrigues da
Primeiro orientador: Carvalho, Daniela Franco
Primeiro membro da banca: Almeida, Ariádine Cristine
Segundo membro da banca: Tavares Júnior, Melchior José
Resumo: A necessidade da pesquisa surgiu através da percepção do preocupante cenário ambiental no qual nos encontramos atualmente e da necessidade em propor um sistema educativo que busque modificações de comportamento, perante as estratégias de ensino-aprendizado limitadas e abordando novas formas que promovam a sensibilização, a autonomia e a criticidade dos estudantes. A oportunidade para esse trabalho surgiu do convite de uma professora do 1º ano do ensino fundamental colégio de aplicação da UFU (ESEBA) e, a partir de uma necessidade em comum de se abordar temáticas ambientais para proporcionar a transformação social. Não apenas solucionar problemas, mas sim estimular nestes estudantes reflexões referentes à importância do papel deles enquanto cidadãos. Nessa perspectiva trabalhamos o protagonismo frente às questões ambientais, com o objetivo de promover a formação cidadã de estudantes da educação básica e o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem com crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Foram realizados encontros com estes estudantes para o desenvolvimento de estratégias metodológicas em grupo. Uma das estratégias foi uma sondagem diagnóstica sobre o conhecimento dos estudantes quanto à separação dos resíduos; a outra atividade relacionou-se à confecção de um recurso didático a partir da reutilização de materiais recicláveis. Todas as atividades após a elaboração eram compartilhadas pelas crianças com a turma, e ao logo do desenvolvimento do projeto, foi possível observar a evolução das respostas das crianças, em relação as questões ambientais, após as discussões que eram realizadas junto com as crianças, as perguntas eram anotadas para que em outra atividade, fossem reapresentadas a turma só que na perspectiva, de que eles tivessem a resposta para seus próprios questionamentos, fazendo com que a autonomia e o protagonismo estudantil fossem estimulados.
Palavras-chave: Protagonismo estudantil
Educação ambiental
Ensino fundamental
Estratégias de ensino
Formação cidadã
Sensibilizar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::OUTROS::ESTUDOS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: COSTA, Amanda Rodrigues da. Estratégias de educação ambiental: Uma experiência na formação inicial com crianças do ensino fundamental. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas ) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33412
Data de defesa: 18-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstratégiaEducaçãoAmbiental.pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.