Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33412
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Amanda Rodrigues da-
dc.date.accessioned2021-11-17T18:28:21Z-
dc.date.available2021-11-17T18:28:21Z-
dc.date.issued2021-10-18-
dc.identifier.citationCOSTA, Amanda Rodrigues da. Estratégias de educação ambiental: Uma experiência na formação inicial com crianças do ensino fundamental. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas ) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33412-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProtagonismo estudantilpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.subjectSensibilizarpt_BR
dc.titleEstratégias de Educação Ambiental: Uma experiência na formação inicial com crianças do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974289881139128pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Ariádine Cristine-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA necessidade da pesquisa surgiu através da percepção do preocupante cenário ambiental no qual nos encontramos atualmente e da necessidade em propor um sistema educativo que busque modificações de comportamento, perante as estratégias de ensino-aprendizado limitadas e abordando novas formas que promovam a sensibilização, a autonomia e a criticidade dos estudantes. A oportunidade para esse trabalho surgiu do convite de uma professora do 1º ano do ensino fundamental colégio de aplicação da UFU (ESEBA) e, a partir de uma necessidade em comum de se abordar temáticas ambientais para proporcionar a transformação social. Não apenas solucionar problemas, mas sim estimular nestes estudantes reflexões referentes à importância do papel deles enquanto cidadãos. Nessa perspectiva trabalhamos o protagonismo frente às questões ambientais, com o objetivo de promover a formação cidadã de estudantes da educação básica e o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem com crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Foram realizados encontros com estes estudantes para o desenvolvimento de estratégias metodológicas em grupo. Uma das estratégias foi uma sondagem diagnóstica sobre o conhecimento dos estudantes quanto à separação dos resíduos; a outra atividade relacionou-se à confecção de um recurso didático a partir da reutilização de materiais recicláveis. Todas as atividades após a elaboração eram compartilhadas pelas crianças com a turma, e ao logo do desenvolvimento do projeto, foi possível observar a evolução das respostas das crianças, em relação as questões ambientais, após as discussões que eram realizadas junto com as crianças, as perguntas eram anotadas para que em outra atividade, fossem reapresentadas a turma só que na perspectiva, de que eles tivessem a resposta para seus próprios questionamentos, fazendo com que a autonomia e o protagonismo estudantil fossem estimulados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::ESTUDOS SOCIAISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstratégiaEducaçãoAmbiental.pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.