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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33412
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Estratégias de Educação Ambiental: Uma experiência na formação inicial com crianças do Ensino Fundamental. |
Autor: | Costa, Amanda Rodrigues da |
Primer orientador: | Carvalho, Daniela Franco |
Primer miembro de la banca: | Almeida, Ariádine Cristine |
Segundo miembro de la banca: | Tavares Júnior, Melchior José |
Resumen: | A necessidade da pesquisa surgiu através da percepção do preocupante cenário ambiental no qual nos encontramos atualmente e da necessidade em propor um sistema educativo que busque modificações de comportamento, perante as estratégias de ensino-aprendizado limitadas e abordando novas formas que promovam a sensibilização, a autonomia e a criticidade dos estudantes. A oportunidade para esse trabalho surgiu do convite de uma professora do 1º ano do ensino fundamental colégio de aplicação da UFU (ESEBA) e, a partir de uma necessidade em comum de se abordar temáticas ambientais para proporcionar a transformação social. Não apenas solucionar problemas, mas sim estimular nestes estudantes reflexões referentes à importância do papel deles enquanto cidadãos. Nessa perspectiva trabalhamos o protagonismo frente às questões ambientais, com o objetivo de promover a formação cidadã de estudantes da educação básica e o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem com crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Foram realizados encontros com estes estudantes para o desenvolvimento de estratégias metodológicas em grupo. Uma das estratégias foi uma sondagem diagnóstica sobre o conhecimento dos estudantes quanto à separação dos resíduos; a outra atividade relacionou-se à confecção de um recurso didático a partir da reutilização de materiais recicláveis. Todas as atividades após a elaboração eram compartilhadas pelas crianças com a turma, e ao logo do desenvolvimento do projeto, foi possível observar a evolução das respostas das crianças, em relação as questões ambientais, após as discussões que eram realizadas junto com as crianças, as perguntas eram anotadas para que em outra atividade, fossem reapresentadas a turma só que na perspectiva, de que eles tivessem a resposta para seus próprios questionamentos, fazendo com que a autonomia e o protagonismo estudantil fossem estimulados. |
Palabras clave: | Protagonismo estudantil Educação ambiental Ensino fundamental Estratégias de ensino Formação cidadã Sensibilizar |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::OUTROS::ESTUDOS SOCIAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | COSTA, Amanda Rodrigues da. Estratégias de educação ambiental: Uma experiência na formação inicial com crianças do ensino fundamental. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas ) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33412 |
Fecha de defensa: | 18-oct-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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EstratégiaEducaçãoAmbiental.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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