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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33409
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-6237-5156 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Barrados: simbologia da listra através da pintura |
Alternate title (s): | The Barred Ones: stripe symbology through painting |
Author: | Cardoso, Maria Rosa de Paiva |
First Advisor: | Duarte, Ana Helena da Silva Delfino |
First member of the Committee: | Ferraz, Tatiana Sampaio |
Second member of the Committee: | Rodrigues, Rodrigo Freitas |
Summary: | O trabalho aqui apresentado se trata de uma análise histórica, conceitual e artística acerca da simbologia da listra no ocidente medieval, considerando que esta temática foi estabelecida com base no livro “The Devil’s Cloth: A History of Stripes” de Michel Pastoureau (1991). Dessa forma, a presente investigação busca revisar as raízes culturais e sociais deste padrão visual, apresentando-o de forma crítica e reflexiva. Assim, trata-se de um estudo prático e teórico fundamentado por um levantamento bibliográfico e documental, referências artísticas e conceitos do campo da pintura, como as noções de “pintura além da pintura”, “pensamento pictórico” e “campo ampliado”. Além disso, como desdobramento artístico desta pesquisa, apresenta-se um quadríptico de pinturas em interface com fotografia impressa, denominado “Barrados”. Esta obra pretende destacar alguns grupos marginalizados pela sociedade do medievo, enquanto salienta a presença da listra nas suas representações, sendo que, naquele período, impunham-se vestimentas listradas sobre indivíduos desviantes com o intuito de distingui-los dos demais cidadãos. Portanto, esta monografia busca estabelecer algumas possibilidades poéticas e visuais para o uso da listra enquanto ferramenta simbólica e narrativa. |
Abstract: | The work here presented is a historical, conceptual and artistic analysis of the stripe symbology in the medieval west, considering that this theme was established based on the book “The Devil's Cloth: A History of Stripes” by Michel Pastoureau (1991). Thus, the present investigation seeks to review the cultural and social roots of this visual pattern, presenting it in a critical and reflective way. Therefore, it is a practical and theoretical study based on a bibliographic and documentary survey, artistic references and concepts from the field of painting, such as the notions of “painting beyond painting”, “pictorial thinking” and “the extended field”. In addition, as an artistic development of this research, a quadriptych of paintings interfaced with printed photography, called “Barrados” is presented. This work aims to highlight some groups marginalized by medieval society, while highlighting the presence of the stripe in their representations, because in that period, striped clothing was imposed on deviant individuals in order to distinguish them from other citizens. Consequently, this monograph seeks to establish some poetic and visual possibilities for the use of the stripe as a symbolic and narrative tool. |
Keywords: | Listra Simbologia Pintura Interface entre linguagens Processo de criação |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | CARDOSO, Maria Rosa de Paiva. Barrados: simbologia da listra através da pintura. 2021. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33409 |
Date of defense: | 29-Oct-2021 |
Appears in Collections: | TCC - Artes Visuais |
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