Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33409
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCardoso, Maria Rosa de Paiva-
dc.date.accessioned2021-11-17T17:59:28Z-
dc.date.available2021-11-17T17:59:28Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationCARDOSO, Maria Rosa de Paiva. Barrados: simbologia da listra através da pintura. 2021. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33409-
dc.description.abstractThe work here presented is a historical, conceptual and artistic analysis of the stripe symbology in the medieval west, considering that this theme was established based on the book “The Devil's Cloth: A History of Stripes” by Michel Pastoureau (1991). Thus, the present investigation seeks to review the cultural and social roots of this visual pattern, presenting it in a critical and reflective way. Therefore, it is a practical and theoretical study based on a bibliographic and documentary survey, artistic references and concepts from the field of painting, such as the notions of “painting beyond painting”, “pictorial thinking” and “the extended field”. In addition, as an artistic development of this research, a quadriptych of paintings interfaced with printed photography, called “Barrados” is presented. This work aims to highlight some groups marginalized by medieval society, while highlighting the presence of the stripe in their representations, because in that period, striped clothing was imposed on deviant individuals in order to distinguish them from other citizens. Consequently, this monograph seeks to establish some poetic and visual possibilities for the use of the stripe as a symbolic and narrative tool.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectListrapt_BR
dc.subjectSimbologiapt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectInterface entre linguagenspt_BR
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.titleBarrados: simbologia da listra através da pinturapt_BR
dc.title.alternativeThe Barred Ones: stripe symbology through paintingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Duarte, Ana Helena da Silva Delfino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2979644366089603pt_BR
dc.contributor.referee1Ferraz, Tatiana Sampaio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418850625833514pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Rodrigo Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4598876696156622pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6830894222425407pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho aqui apresentado se trata de uma análise histórica, conceitual e artística acerca da simbologia da listra no ocidente medieval, considerando que esta temática foi estabelecida com base no livro “The Devil’s Cloth: A History of Stripes” de Michel Pastoureau (1991). Dessa forma, a presente investigação busca revisar as raízes culturais e sociais deste padrão visual, apresentando-o de forma crítica e reflexiva. Assim, trata-se de um estudo prático e teórico fundamentado por um levantamento bibliográfico e documental, referências artísticas e conceitos do campo da pintura, como as noções de “pintura além da pintura”, “pensamento pictórico” e “campo ampliado”. Além disso, como desdobramento artístico desta pesquisa, apresenta-se um quadríptico de pinturas em interface com fotografia impressa, denominado “Barrados”. Esta obra pretende destacar alguns grupos marginalizados pela sociedade do medievo, enquanto salienta a presença da listra nas suas representações, sendo que, naquele período, impunham-se vestimentas listradas sobre indivíduos desviantes com o intuito de distingui-los dos demais cidadãos. Portanto, esta monografia busca estabelecer algumas possibilidades poéticas e visuais para o uso da listra enquanto ferramenta simbólica e narrativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration113pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURApt_BR
dc.orcid.putcode103366911-
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BarradosSimbologiaListra.pdf.pdf5.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons