Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33250
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTeodoro, Júlia Consolini-
dc.date.accessioned2021-11-09T13:13:49Z-
dc.date.available2021-11-09T13:13:49Z-
dc.date.issued2021-10-27-
dc.identifier.citationTEODORO, Júlia Consolini. Brainstorm do Português: proposta de comunicação visual sobre o uso da Língua Portuguesa por estudantes e profissionais do Design Gráfico. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33250-
dc.descriptionPerfil da página criada no Instagram: https://www.instagram.com/brainstormdoportugues/?hl=pt-brpt_BR
dc.description.abstractFrom the context provided by WEB 2.0, social media "Instagram" has stood out for offering an environment for interaction, dissemination and sale of brands, personal profiles, products and services. The professional Designer, working alongside the Advertiser, now offers a new type of service: the development of logos, profiles, and exclusive publications for Instagram. In this field of activity, mastering the Portuguese language is an important factor to ensure a good image of the client and/or its brand. Linking Instructional Design tools to Instagram platform formats, this work developed a proposal for visual communication aimed at creating digital content to clarify doubts about the correct use of the Portuguese language, having as target audience students and professionals in the field of Graphic design. The ADDIE model (Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation) was used as a methodology for developing the profile, entitled “Brainstorm do Português”. Focusing on basic rules of correct writing in the Portuguese language such as spelling, accentuation and grammar, the proposal seeks to provide a creative alternative for design professionals and students to act in an appropriate way when preparing content for Instagram.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectDesign instrucionalpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectMetodologia ADDIEpt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.titleBrainstorm do Português: proposta de comunicação visual sobre o uso da Língua Portuguesa por estudantes e profissionais do Design Gráficopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pantaleão, Lucas Farinelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=EED99118CF4570E070B5D68DB9A88883.buscatextual_5pt_BR
dc.contributor.referee1Alcântara, Cristiane Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee2Resende, Hugo Teixeira Guimarães Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA partir do contexto proporcionado pela WEB 2.0, a mídia social “Instagram” tem se destacado por oferecer um ambiente de interação, divulgação e venda de marcas, perfis pessoais, produtos e serviços. O profissional Designer, atuando ao lado do Publicitário, passa então a oferecer um novo tipo de serviço: o desenvolvimento de logotipos, perfis, e publicações exclusivos para o Instagram. Nesse ramo de atuação, o domínio da Língua Portuguesa é um fator importante para garantir uma boa imagem do cliente e/ou de sua marca. Articulando as ferramentas do Design Instrucional aos formatos da plataforma Instagram, este trabalho desenvolveu uma proposta de comunicação visual voltada à criação de conteúdo digital para esclarecimento de dúvidas a respeito do uso correto da Língua Portuguesa, tendo como público-alvo estudantes e profissionais da área do Design Gráfico. O modelo ADDIE (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação) foi utilizado como metodologia para o desenvolvimento do perfil, intitulado “Brainstorm do Português”. Com foco em regras básicas da escrita correta da Língua Portuguesa como ortografia, acentuação e gramática, a proposta procura fornecer uma alternativa criativa para profissionais e estudantes de Design atuarem de modo apropriado ao elaborar conteúdos para o Instagram.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMACAO VISUALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.orcid.putcode102899492-
Appears in Collections:TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrainstormDoPortuguês.pdfTCC7.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons