Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33228
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9506-0476 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Desenvolvimento de uma aplicação web com linguagens funcionais puras |
Autor(es): | Portilho, Thalles Guilherme Bogar |
Primeiro orientador: | Sousa, Marcelo Rodrigues de |
Primeiro membro da banca: | Peretta, Igor Santos |
Segundo membro da banca: | Cunha, Márcio José da |
Resumo: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo, denominado “Jogo do Peão”, em formato Web, totalmente desenvolvido em linguagens funcionais puras. Para sua concretização, foram utilizadas diversas tecnologias, com o intuito de colocar a eficácia destas em prova. Para a criação do “Front-End” foi utilizada a linguagem funcional Elm e para o “Back-End”, a linguagem Haskell, também pertencente ao grupo das linguagens funcionais. O “Back-End” engloba o servidor e uma inteligência artificial desenvolvida para realizar movimentos para um dos jogadores do jogo. Para o servidor, foi necessário a definição de todas as rotas e requisições que o mesmo pode aceitar, utilizando uma framework do Haskell, chamada Servant. A inteligência artificial foi implementada para realizar as jogadas do jogador branco, utilizando o algoritmo minimax. |
Abstract: | This work presents the development of a game, called “The Pawn Game”, in Web format, fully developed in pure functional languages. For its implementation, several technologies were used, in order to put their effectiveness to the test. For the creation of the “Front-End” the functional language Elm was used and for the “Back-End”, the Haskell language, also belonging to the group of functional languages. The “Back-End” encompasses the server and an artificial intelligence designed to perform movements for one of the game’s players. For the server, it was necessary to define all the routes and requests it can accepts, using a Haskell framework called Servant. The artificial intelligence was implemented to perform the white player’s moves, using the minimax algorithm. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento WEB Front-End Back-End Linguagens Funcionais Inteligência Artificial Servidor Elm Haskell Aplicação WEB WEB Development Front-End Back-End Functional Languages Artificial Intelligence Server Elm WEB Application |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | PORTILHO, Thalles Guilherme Bogar. Desenvolvimento de uma aplicação web com linguagens funcionais puras. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33228 |
Data de defesa: | 1-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia de Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DesenvolvimentoAplicacaoWeb.pdf | TCC | 1.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons