Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33228
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9506-0476
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Desenvolvimento de uma aplicação web com linguagens funcionais puras
Autor(es): Portilho, Thalles Guilherme Bogar
Primeiro orientador: Sousa, Marcelo Rodrigues de
Primeiro membro da banca: Peretta, Igor Santos
Segundo membro da banca: Cunha, Márcio José da
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo, denominado “Jogo do Peão”, em formato Web, totalmente desenvolvido em linguagens funcionais puras. Para sua concretização, foram utilizadas diversas tecnologias, com o intuito de colocar a eficácia destas em prova. Para a criação do “Front-End” foi utilizada a linguagem funcional Elm e para o “Back-End”, a linguagem Haskell, também pertencente ao grupo das linguagens funcionais. O “Back-End” engloba o servidor e uma inteligência artificial desenvolvida para realizar movimentos para um dos jogadores do jogo. Para o servidor, foi necessário a definição de todas as rotas e requisições que o mesmo pode aceitar, utilizando uma framework do Haskell, chamada Servant. A inteligência artificial foi implementada para realizar as jogadas do jogador branco, utilizando o algoritmo minimax.
Abstract: This work presents the development of a game, called “The Pawn Game”, in Web format, fully developed in pure functional languages. For its implementation, several technologies were used, in order to put their effectiveness to the test. For the creation of the “Front-End” the functional language Elm was used and for the “Back-End”, the Haskell language, also belonging to the group of functional languages. The “Back-End” encompasses the server and an artificial intelligence designed to perform movements for one of the game’s players. For the server, it was necessary to define all the routes and requests it can accepts, using a Haskell framework called Servant. The artificial intelligence was implemented to perform the white player’s moves, using the minimax algorithm.
Palavras-chave: Desenvolvimento WEB
Front-End
Back-End
Linguagens Funcionais
Inteligência Artificial
Servidor
Elm
Haskell
Aplicação WEB
WEB Development
Front-End
Back-End
Functional Languages
Artificial Intelligence
Server
Elm
WEB Application
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PORTILHO, Thalles Guilherme Bogar. Desenvolvimento de uma aplicação web com linguagens funcionais puras. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33228
Data de defesa: 1-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesenvolvimentoAplicacaoWeb.pdfTCC1.78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons