Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33228
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9506-0476
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Desenvolvimento de uma aplicação web com linguagens funcionais puras
Autor: Portilho, Thalles Guilherme Bogar
Primer orientador: Sousa, Marcelo Rodrigues de
Primer miembro de la banca: Peretta, Igor Santos
Segundo miembro de la banca: Cunha, Márcio José da
Resumen: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo, denominado “Jogo do Peão”, em formato Web, totalmente desenvolvido em linguagens funcionais puras. Para sua concretização, foram utilizadas diversas tecnologias, com o intuito de colocar a eficácia destas em prova. Para a criação do “Front-End” foi utilizada a linguagem funcional Elm e para o “Back-End”, a linguagem Haskell, também pertencente ao grupo das linguagens funcionais. O “Back-End” engloba o servidor e uma inteligência artificial desenvolvida para realizar movimentos para um dos jogadores do jogo. Para o servidor, foi necessário a definição de todas as rotas e requisições que o mesmo pode aceitar, utilizando uma framework do Haskell, chamada Servant. A inteligência artificial foi implementada para realizar as jogadas do jogador branco, utilizando o algoritmo minimax.
Abstract: This work presents the development of a game, called “The Pawn Game”, in Web format, fully developed in pure functional languages. For its implementation, several technologies were used, in order to put their effectiveness to the test. For the creation of the “Front-End” the functional language Elm was used and for the “Back-End”, the Haskell language, also belonging to the group of functional languages. The “Back-End” encompasses the server and an artificial intelligence designed to perform movements for one of the game’s players. For the server, it was necessary to define all the routes and requests it can accepts, using a Haskell framework called Servant. The artificial intelligence was implemented to perform the white player’s moves, using the minimax algorithm.
Palabras clave: Desenvolvimento WEB
Front-End
Back-End
Linguagens Funcionais
Inteligência Artificial
Servidor
Elm
Haskell
Aplicação WEB
WEB Development
Front-End
Back-End
Functional Languages
Artificial Intelligence
Server
Elm
WEB Application
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PORTILHO, Thalles Guilherme Bogar. Desenvolvimento de uma aplicação web com linguagens funcionais puras. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33228
Fecha de defensa: 1-nov-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia de Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DesenvolvimentoAplicacaoWeb.pdfTCC1.78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons