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dc.creatorPortilho, Thalles Guilherme Bogar-
dc.date.accessioned2021-11-08T19:35:32Z-
dc.date.available2021-11-08T19:35:32Z-
dc.date.issued2021-11-01-
dc.identifier.citationPORTILHO, Thalles Guilherme Bogar. Desenvolvimento de uma aplicação web com linguagens funcionais puras. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33228-
dc.description.abstractThis work presents the development of a game, called “The Pawn Game”, in Web format, fully developed in pure functional languages. For its implementation, several technologies were used, in order to put their effectiveness to the test. For the creation of the “Front-End” the functional language Elm was used and for the “Back-End”, the Haskell language, also belonging to the group of functional languages. The “Back-End” encompasses the server and an artificial intelligence designed to perform movements for one of the game’s players. For the server, it was necessary to define all the routes and requests it can accepts, using a Haskell framework called Servant. The artificial intelligence was implemented to perform the white player’s moves, using the minimax algorithm.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDesenvolvimento WEBpt_BR
dc.subjectFront-Endpt_BR
dc.subjectBack-Endpt_BR
dc.subjectLinguagens Funcionaispt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectServidorpt_BR
dc.subjectElmpt_BR
dc.subjectHaskellpt_BR
dc.subjectAplicação WEBpt_BR
dc.subjectWEB Developmentpt_BR
dc.subjectFront-Endpt_BR
dc.subjectBack-Endpt_BR
dc.subjectFunctional Languagespt_BR
dc.subjectArtificial Intelligencept_BR
dc.subjectServerpt_BR
dc.subjectElmpt_BR
dc.subjectWEB Applicationpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma aplicação web com linguagens funcionais puraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Marcelo Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877457660315561pt_BR
dc.contributor.referee1Peretta, Igor Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6826511824160198pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Márcio José da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5012626154282569pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo, denominado “Jogo do Peão”, em formato Web, totalmente desenvolvido em linguagens funcionais puras. Para sua concretização, foram utilizadas diversas tecnologias, com o intuito de colocar a eficácia destas em prova. Para a criação do “Front-End” foi utilizada a linguagem funcional Elm e para o “Back-End”, a linguagem Haskell, também pertencente ao grupo das linguagens funcionais. O “Back-End” engloba o servidor e uma inteligência artificial desenvolvida para realizar movimentos para um dos jogadores do jogo. Para o servidor, foi necessário a definição de todas as rotas e requisições que o mesmo pode aceitar, utilizando uma framework do Haskell, chamada Servant. A inteligência artificial foi implementada para realizar as jogadas do jogador branco, utilizando o algoritmo minimax.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration60pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.orcid.putcode102834813-
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