Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33222
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Maria Fuê: o uso do design emocional no processo de construção de marca
Autor(es): Soares, Luana Cardoso
Primeiro orientador: Alcântara, Cristiane Pereira de
Primeiro membro da banca: Machado Junior, Juscelino Humberto Cunha
Segundo membro da banca: Haluch, Aline
Resumo: O design emocional é inserido cada vez mais no âmbito da criação de marcas. Observando o público atual nota-se a importância que os aspectos emocionais e afetivos possuem em seus comportamentos e, consequentemente em suas escolhas por determinadas marcas. Neste trabalho de conclusão pesquisa-se sobre o branding afetivo sob a ótica do design emocional a fim de demonstrar como a utilização do design pode criar e tangibilizar marcas duradouras e mais próximas dos seus públicos. Para tanto, busca-se criar estratégias para construir uma marca forte e afetiva, enxergando a atuação do designer como instigador do nível reflexivo, despertando no usuário emoções positivas e memoráveis. O objeto de estudo é uma pequena confeitaria vegana de Uberlândia, onde será desenvolvido todo o branding dessa marca, desde os aspectos visuais até os emocionais, por meio dos métodos de pesquisa e criação do design, como estudos de público-alvo, personas, ferramentas de criatividade e posicionamento de marca. Conclui-se que é possível trabalhar o processo de branding com pequenas marcas, que existem possibilidades de aplicar o design emocional de forma tangível no ambiente do branding e a importância do contato do designer, ainda na graduação, com problemas e limitações projetuais reais.
Palavras-chave: Design emocional
branding afetivo
confeitaria vegana
criação de marca
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOARES, Luana Cardoso. Maria Fuê: o uso do design emocional no processo de construção de marca. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33222
Data de defesa: 5-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmoçãoMarcasConectando.pdfTCC10.7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ManualMarcaMariaFuê.pdfManual7.07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons