Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33070
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5005-1824
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Saúde Mental e Trabalho Docente: uma revisão sobre Qualidade de Vida e Bem-Estar de Professores
Título(s) alternativo(s): Mental Health and Teaching Work: a review on Teachers' Quality of Life and Well-Being
Autor(es): Morandini, Alberto Araujo
Primeiro orientador: Gomide Junior, Sinesio
Primeiro membro da banca: Zarife, Pricila de Sousa
Segundo membro da banca: Gomes, Diogo Freitas Pereira
Resumo: Encarar a docência como um trabalho, ainda hoje, se configura enquanto um fenômeno negligenciado devido as características específicas que a definem como trabalho interativo. Por consequência, a escola também não é encarada como uma organização de trabalho. Entretanto, a responsabilidade social que recai sobre o professor expressa o alto grau de complexidade demandado pela tarefa de educar. Além do alto comprometimento e competência no manejo do processo de ensino e aprendizagem, a docência também é definida por sua natureza multidimensional contemplada por uma série de outros fatores ocupacionais específicos dessa categoria profissional que impactam diretamente na saúde e qualidade do trabalho realizado pelo docente. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura e da produção nacional sobre qualidade de vida e bem-estar docente. Constatou-se uma redução de publicações sobre qualidade de vida e bem-estar no trabalho docente o que não impediu que um número de estudos fomentassem uma discussão sobre a relação entre Saúde Mental e os temas. O estudo contribuiu para identificar quais os principais referenciais teóricos utilizados nos últimos anos. Também alerta sobre a importância do tema para a atual conjuntura, visto que a docência, em especial a vinculada a Educação Básica passa por um intenso processo de transformação.
Abstract: To think of teaching as work is, even today, a neglected phenomenon due to the specific characteristics that defines it as an interactive work. Consequently, the school is not seen as a work organization either. However, the social responsibility that falls upon the teacher expresses the high degree of complexity demanded by the task of educating. Besides, the high commitment and competence in the management of the teaching and learning process, teaching is also defined by its multidimensional nature defined by a series of other occupational factors specific to this professional category that have a direct impact on the health and quality of the work done by the teacher. Therefore, the present study aimed at conducting a literature review of the national production on the quality of life and well-being of teachers. A reduction in the number of publications on quality of life and well-being in the teaching work was noted, wich did not prevent a amount of studies from fostering a discussion about the relationship between Mental Health and the themes. The study contributed to identify the main theoretical references used in recent years. It also alerts about the importance of the theme for the current conjucture, since the teaching profession, especially the one linked to Basic Education, is going through an intense process of transformation.
Palavras-chave: Saúde mental
Mental health
Trabalho docente
Teacher's work
Qualidade de vida no trabalho
Quality of working life
Bem-estar no trabalho
Well-being at work
Saúde mental e trabalho
Mental health and work
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MORANDINI, Alberto Araujo. Saúde mental e trabalho docente: uma revisão sobre qualidade de vida e bem-estar de professores. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33070
Data de defesa: 25-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SaúdeMentalTrabalho.pdfTCC498.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons