Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33070
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-5005-1824 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Saúde Mental e Trabalho Docente: uma revisão sobre Qualidade de Vida e Bem-Estar de Professores |
Título (s) alternativo (s): | Mental Health and Teaching Work: a review on Teachers' Quality of Life and Well-Being |
Autor: | Morandini, Alberto Araujo |
Primer orientador: | Gomide Junior, Sinesio |
Primer miembro de la banca: | Zarife, Pricila de Sousa |
Segundo miembro de la banca: | Gomes, Diogo Freitas Pereira |
Resumen: | Encarar a docência como um trabalho, ainda hoje, se configura enquanto um fenômeno negligenciado devido as características específicas que a definem como trabalho interativo. Por consequência, a escola também não é encarada como uma organização de trabalho. Entretanto, a responsabilidade social que recai sobre o professor expressa o alto grau de complexidade demandado pela tarefa de educar. Além do alto comprometimento e competência no manejo do processo de ensino e aprendizagem, a docência também é definida por sua natureza multidimensional contemplada por uma série de outros fatores ocupacionais específicos dessa categoria profissional que impactam diretamente na saúde e qualidade do trabalho realizado pelo docente. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura e da produção nacional sobre qualidade de vida e bem-estar docente. Constatou-se uma redução de publicações sobre qualidade de vida e bem-estar no trabalho docente o que não impediu que um número de estudos fomentassem uma discussão sobre a relação entre Saúde Mental e os temas. O estudo contribuiu para identificar quais os principais referenciais teóricos utilizados nos últimos anos. Também alerta sobre a importância do tema para a atual conjuntura, visto que a docência, em especial a vinculada a Educação Básica passa por um intenso processo de transformação. |
Abstract: | To think of teaching as work is, even today, a neglected phenomenon due to the specific characteristics that defines it as an interactive work. Consequently, the school is not seen as a work organization either. However, the social responsibility that falls upon the teacher expresses the high degree of complexity demanded by the task of educating. Besides, the high commitment and competence in the management of the teaching and learning process, teaching is also defined by its multidimensional nature defined by a series of other occupational factors specific to this professional category that have a direct impact on the health and quality of the work done by the teacher. Therefore, the present study aimed at conducting a literature review of the national production on the quality of life and well-being of teachers. A reduction in the number of publications on quality of life and well-being in the teaching work was noted, wich did not prevent a amount of studies from fostering a discussion about the relationship between Mental Health and the themes. The study contributed to identify the main theoretical references used in recent years. It also alerts about the importance of the theme for the current conjucture, since the teaching profession, especially the one linked to Basic Education, is going through an intense process of transformation. |
Palabras clave: | Saúde mental Mental health Trabalho docente Teacher's work Qualidade de vida no trabalho Quality of working life Bem-estar no trabalho Well-being at work Saúde mental e trabalho Mental health and work |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | MORANDINI, Alberto Araujo. Saúde mental e trabalho docente: uma revisão sobre qualidade de vida e bem-estar de professores. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33070 |
Fecha de defensa: | 25-oct-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SaúdeMentalTrabalho.pdf | TCC | 498.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons