Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33070
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMorandini, Alberto Araujo-
dc.date.accessioned2021-11-03T19:43:23Z-
dc.date.available2021-11-03T19:43:23Z-
dc.date.issued2021-10-25-
dc.identifier.citationMORANDINI, Alberto Araujo. Saúde mental e trabalho docente: uma revisão sobre qualidade de vida e bem-estar de professores. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33070-
dc.description.abstractTo think of teaching as work is, even today, a neglected phenomenon due to the specific characteristics that defines it as an interactive work. Consequently, the school is not seen as a work organization either. However, the social responsibility that falls upon the teacher expresses the high degree of complexity demanded by the task of educating. Besides, the high commitment and competence in the management of the teaching and learning process, teaching is also defined by its multidimensional nature defined by a series of other occupational factors specific to this professional category that have a direct impact on the health and quality of the work done by the teacher. Therefore, the present study aimed at conducting a literature review of the national production on the quality of life and well-being of teachers. A reduction in the number of publications on quality of life and well-being in the teaching work was noted, wich did not prevent a amount of studies from fostering a discussion about the relationship between Mental Health and the themes. The study contributed to identify the main theoretical references used in recent years. It also alerts about the importance of the theme for the current conjucture, since the teaching profession, especially the one linked to Basic Education, is going through an intense process of transformation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectTeacher's workpt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectQuality of working lifept_BR
dc.subjectBem-estar no trabalhopt_BR
dc.subjectWell-being at workpt_BR
dc.subjectSaúde mental e trabalhopt_BR
dc.subjectMental health and workpt_BR
dc.titleSaúde Mental e Trabalho Docente: uma revisão sobre Qualidade de Vida e Bem-Estar de Professorespt_BR
dc.title.alternativeMental Health and Teaching Work: a review on Teachers' Quality of Life and Well-Beingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomide Junior, Sinesio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786920J6&tokenCaptchar=03AGdBq27HSizfhJOQXr-8xfYb6WTBL9L9MC2K-HbHkh7wnxrENOIVmvrHUpefCxpnN-ez4shwvlrV65nD1bS27iENYbYxPtZGnilF-XgTh8F7cjvTsjY7Lg2mrNGbW5IGmw_6TrxO_oj_pryrza7xuWMniNO1cYnvIywi_u4CxKDkwKuzntK0FjkfKWDi09cW5BagmXD1tzYhsZGcYmOHDZdPOgY8A8N2J1hXB2LWX7j5ceJj7BojSNWqQc3JsBUhr1j5UP35_3ulpU8cZBWIUkpIlHhQJd4Vt06IbAG73Vf8btcMKtPCO4p_QTpoeSwqy9RQv1-RXxnfDDGXvF5lP-dgzweonrHVtB-fPXGjsBWepswtG8gOXdk-Yy8nzKOPWoRi-_mgQaikYdQm4kpvM60CEIfLEMnBfN3dvfDxdAFEiuVzG-KS-reEeHoptCiJPXGKivU5vWxc8lRr2tMn7aXPgBSNA4Qj1Apt_BR
dc.contributor.referee1Zarife, Pricila de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Diogo Freitas Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4279836E9&tokenCaptchar=03AGdBq277CDaYGvRt6NnnUksuVFtAEW0Y6quKIv1LN-PD2I0m4EorjJ2el1lHokmgoIb8i9Pp3_lvxDon6V_PgVK2RLlwltUERiOozB3Ak7lomOBa2fIpYjTXRi5_sQq1jqKaf3UHpoOThjcKE3XAKLhpp6zGBnw9ERWmyQzkvWON9_xSDRghvHW-B7ws96QRuTA44QRsWBRqGwjSWZmYkY-OHBxk4Rvv1QYfLdGDfGom3wZBW3IrdtU2-JEEmH4VQv1LNPvGmrs6yjX3kRSbV5qfnF5kGV6atCtiEJEpMRo_5u5-ZsgJnOelly9_C7DSMX6zkEu2y5uTqCYn_hD0tMQXX4RarODMk_VcT1Xy356U7yEmqrIOi8l1pbx6et0RMf29JPcQYcX7KpQrDAhF5FmmfQbZsDq-H9Eu7GmHiPb3j2m2QYE90NI4sZgiN-S_Obanp5xNscxf9lopWt3Z5acY3dzYC3gYdwpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEncarar a docência como um trabalho, ainda hoje, se configura enquanto um fenômeno negligenciado devido as características específicas que a definem como trabalho interativo. Por consequência, a escola também não é encarada como uma organização de trabalho. Entretanto, a responsabilidade social que recai sobre o professor expressa o alto grau de complexidade demandado pela tarefa de educar. Além do alto comprometimento e competência no manejo do processo de ensino e aprendizagem, a docência também é definida por sua natureza multidimensional contemplada por uma série de outros fatores ocupacionais específicos dessa categoria profissional que impactam diretamente na saúde e qualidade do trabalho realizado pelo docente. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura e da produção nacional sobre qualidade de vida e bem-estar docente. Constatou-se uma redução de publicações sobre qualidade de vida e bem-estar no trabalho docente o que não impediu que um número de estudos fomentassem uma discussão sobre a relação entre Saúde Mental e os temas. O estudo contribuiu para identificar quais os principais referenciais teóricos utilizados nos últimos anos. Também alerta sobre a importância do tema para a atual conjuntura, visto que a docência, em especial a vinculada a Educação Básica passa por um intenso processo de transformação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONALpt_BR
dc.orcid.putcode102579759-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SaúdeMentalTrabalho.pdfTCC498.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons