Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32735
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7235-8325
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Twitter, opinião pública e a guerra comercial com a China: um estudo sobre a construção da agenda midiática por Donald Trump (2017 – 2021)
Título(s) alternativo(s): Twitter, public opinion and the trade war against China: a study about the agenda building by Donald Trump (2017 - 2021)
Autor(es): Mendes, Andressa Gabrielly de Lacerda
Primeiro orientador: Mendonça, Filipe Almeida do Prado
Primeiro membro da banca: Magnotta, Fernanda Petená
Segundo membro da banca: Salgado, Pedro Lucas Dutra
Resumo: Em janeiro de 2017 Donald Trump assume a presidência dos Estados Unidos da América, após uma campanha eleitoral polarizada, especialmente no século da informação e da sociedade em rede. É nesse contexto que o presente trabalho visa explicar como Donald Trump, durante seu mandato como presidente (2017 – 2021), foi um construtor da agenda midiática sobre a Guerra Comercial com a China. A hipótese é de que a construção do debate midiático sobre a Guerra Comercial foi feita a partir do uso do Twitter por Donald Trump, o qual foi um dos principais canais de comunicação do ex-presidente. Entende-se que a preocupação com a China foi incorporada como estratégia de comunicação política pelo governo Trump e, consequentemente, influenciou na formação da opinião pública estadunidense sobre o assunto. Diante disso, será feito uma mobilização dos conceitos de mídia, opinião pública, comunicação política, trumpismo, entre outros; uma retrospectiva histórica sobre a relação bilateral entre Estados Unidos e China; a apresentação de pesquisas de opinião executadas pelo Gallup e Pew Research Center; levantamentos quantitativos e qualitativos dos bancos de dados Trump Twitter Archive e Internet Archive's Television News; e a realização de um estudo de caso sobre o dia 10 de maio de 2019, data em que Donald Trump escreveu o maior número de tweets sobre a guerra comercial com a China.
Abstract: In January of 2017 Donald Trump was elected the President of the United States of America after a politically polarized electoral campaign, especially in the century of information and network Society. It is in this context that this work aims to explain how Donald Trump was a builder of the media agenda on the trade war with China issue during his term (2017 – 2021). The hypothesis is that the media debate construction on the trade war was made by the use of Twitter by the ex-president. It is understood that the concern with China was incorporated as a political communication strategy by the Trump government and, consequently, influenced the U.S. public opinion on the subject. Therefore, the concepts of media, public opinion, political communication, Trumpism, and others will be mobilized. It will also be presented a historical retrospective on how the trade relationship between the United States and China happened; a presentation of opinion polls carried out by Gallup and the Pew Research Center; quantitative and qualitative surveys of the Trump Twitter Archive and Internet Archive’s Television News database; and the fulfillment of a case study on May 10TH , 2019, when Donald Trump most tweeted about the trade war with China.
Palavras-chave: mídia
media
Donald Trump
Twitter
opinião pública
public opinion
guerra comercial
trade war
Relações Internacionais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL
Assunto: Relações internacionais
Comunicação de massa e relações internacionais
Twitter (Rede social on-line)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais
Referência: MENDES, Andressa Gabrielly de Lacerda. Twitter, Opinião Pública e a Guerra Comercial com a China: um estudo sobre a construção da agenda midiática por Donald Trump (2017 – 2021). 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.347
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.347
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32735
Data de defesa: 10-Ago-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TwitterOpiniaoPublica.pdfDissertação ou Tese2.92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons