Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32735
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendes, Andressa Gabrielly de Lacerda-
dc.date.accessioned2021-09-15T03:38:35Z-
dc.date.available2021-09-15T03:38:35Z-
dc.date.issued2021-08-10-
dc.identifier.citationMENDES, Andressa Gabrielly de Lacerda. Twitter, Opinião Pública e a Guerra Comercial com a China: um estudo sobre a construção da agenda midiática por Donald Trump (2017 – 2021). 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.347pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32735-
dc.description.abstractIn January of 2017 Donald Trump was elected the President of the United States of America after a politically polarized electoral campaign, especially in the century of information and network Society. It is in this context that this work aims to explain how Donald Trump was a builder of the media agenda on the trade war with China issue during his term (2017 – 2021). The hypothesis is that the media debate construction on the trade war was made by the use of Twitter by the ex-president. It is understood that the concern with China was incorporated as a political communication strategy by the Trump government and, consequently, influenced the U.S. public opinion on the subject. Therefore, the concepts of media, public opinion, political communication, Trumpism, and others will be mobilized. It will also be presented a historical retrospective on how the trade relationship between the United States and China happened; a presentation of opinion polls carried out by Gallup and the Pew Research Center; quantitative and qualitative surveys of the Trump Twitter Archive and Internet Archive’s Television News database; and the fulfillment of a case study on May 10TH , 2019, when Donald Trump most tweeted about the trade war with China.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectmídiapt_BR
dc.subjectmediapt_BR
dc.subjectDonald Trumppt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectopinião públicapt_BR
dc.subjectpublic opinionpt_BR
dc.subjectguerra comercialpt_BR
dc.subjecttrade warpt_BR
dc.subjectRelações Internacionaispt_BR
dc.titleTwitter, opinião pública e a guerra comercial com a China: um estudo sobre a construção da agenda midiática por Donald Trump (2017 – 2021)pt_BR
dc.title.alternativeTwitter, public opinion and the trade war against China: a study about the agenda building by Donald Trump (2017 - 2021)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Filipe Almeida do Prado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0079957717570152pt_BR
dc.contributor.referee1Magnotta, Fernanda Petená-
dc.contributor.referee2Salgado, Pedro Lucas Dutra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9021238643713070pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEm janeiro de 2017 Donald Trump assume a presidência dos Estados Unidos da América, após uma campanha eleitoral polarizada, especialmente no século da informação e da sociedade em rede. É nesse contexto que o presente trabalho visa explicar como Donald Trump, durante seu mandato como presidente (2017 – 2021), foi um construtor da agenda midiática sobre a Guerra Comercial com a China. A hipótese é de que a construção do debate midiático sobre a Guerra Comercial foi feita a partir do uso do Twitter por Donald Trump, o qual foi um dos principais canais de comunicação do ex-presidente. Entende-se que a preocupação com a China foi incorporada como estratégia de comunicação política pelo governo Trump e, consequentemente, influenciou na formação da opinião pública estadunidense sobre o assunto. Diante disso, será feito uma mobilização dos conceitos de mídia, opinião pública, comunicação política, trumpismo, entre outros; uma retrospectiva histórica sobre a relação bilateral entre Estados Unidos e China; a apresentação de pesquisas de opinião executadas pelo Gallup e Pew Research Center; levantamentos quantitativos e qualitativos dos bancos de dados Trump Twitter Archive e Internet Archive's Television News; e a realização de um estudo de caso sobre o dia 10 de maio de 2019, data em que Donald Trump escreveu o maior número de tweets sobre a guerra comercial com a China.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Relações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration145pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONALpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.347pt_BR
dc.orcid.putcode99967436-
dc.crossref.doibatchid9fdbb1ab-cab6-4c97-9cb7-9e56683cece1-
dc.subject.autorizadoRelações internacionaispt_BR
dc.subject.autorizadoComunicação de massa e relações internacionaispt_BR
dc.subject.autorizadoTwitter (Rede social on-line)pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TwitterOpiniaoPublica.pdfDissertação ou Tese2.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons