Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32728
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Três obras para tímpanos solo: um estudo interpretativo
Título(s) alternativo(s): Three songs for solo timpani: an interpretive study
Tres obras para timpani solo: un estudio interpretativo
Autor(es): Lima, Daniel Dias de
Primeiro orientador: Traldi, Cesar Adriano
Primeiro membro da banca: Barreiro, Daniel
Segundo membro da banca: Goulart, Gilmar
Resumo: A busca por novas sonoridades nos séculos XX e XXI também trouxe novos desafios técnicos para os instrumentistas. Assim, nessa pesquisa buscou-se entender as diferenças na postura interpretativa necessessária em obras para tímpanos solo com diferentes níveis de exploração tímbrica. Foram escolhidas três obras: Estudo Nr. 45 de Franz Krüger, March de Elliott Carter e Shuriken de Cesar Traldi. A dissertação inicia-se com um relato histórico do desenvolvimento e transformação dos tímpanos e seu repertório, desde o século XIII até o século XXI. Em seguida, apresentamos uma análise dos recursos composicionais e o surgimento de novas técnicas, da coletânea Eight Pieces for Four Timpani de Elliott Carter, seguido de uma narrativa do termo exploração tímbrica. Por fim, apresentamos um estudo interpretativo das obras, onde utiliza-se a análise como ferramenta para discutir as possíveis decisões na performance. A partir do estudo dessas obras, observamos diversas técnicas, e a necessidade de posturas interpretativas distintas, devido à diferença cronológica entre as obras. Assim, aumentamos as nossas possibilidades técnicas e performáticas nas composições para tímpano.
Abstract: The search for new sonorities in the 20th and 21st centuries brought new technical challenges for the performers. In this research, we try to understand the different interpretative strategies needed in pieces for solo timpani with different levels of sound investigation. Three pieces were chosen for this research: Etude Nr. 45 by Franz Krüger, March by Elliott Carter and Shuriken by Cesar Traldi. The dissertation begins with a discussion about the historical development and changes of the timpani and its repertoire, since the 18th century until now. After that, we present an analysis of compositional features and the rise of new techniques of Eight Pieces for Four Timpani by Elliott Carter, followed by a narrative about the term sound exploration. At the end we present an interpretative study focused on sound exploration on those pieces, by using the analisys as a tool to discuss the possible interpretative decisions for these pieces. Studying these pieces, we discovered different techniques to perform and that each one needs a different interpretative strategy related to the period that these pieces were composed. In fact, we improve our performance and the technical possibilities on timpani compositions.
Palavras-chave: Tímpanos
Estudo Interpretativo
Performance
Timpani
Interpretative Study
Performance
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Música
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Música
Referência: LIMA, Daniel Dias de. Três obras para tímpanos solo: um estudo interpretativo. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1382
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1382
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32728
Data de defesa: 24-Out-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TresObrasTimpanos.pdfDissertação3.48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.