Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32728
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Três obras para tímpanos solo: um estudo interpretativo |
Título (s) alternativo (s): | Three songs for solo timpani: an interpretive study Tres obras para timpani solo: un estudio interpretativo |
Autor: | Lima, Daniel Dias de |
Primer orientador: | Traldi, Cesar Adriano |
Primer miembro de la banca: | Barreiro, Daniel |
Segundo miembro de la banca: | Goulart, Gilmar |
Resumen: | A busca por novas sonoridades nos séculos XX e XXI também trouxe novos desafios técnicos para os instrumentistas. Assim, nessa pesquisa buscou-se entender as diferenças na postura interpretativa necessessária em obras para tímpanos solo com diferentes níveis de exploração tímbrica. Foram escolhidas três obras: Estudo Nr. 45 de Franz Krüger, March de Elliott Carter e Shuriken de Cesar Traldi. A dissertação inicia-se com um relato histórico do desenvolvimento e transformação dos tímpanos e seu repertório, desde o século XIII até o século XXI. Em seguida, apresentamos uma análise dos recursos composicionais e o surgimento de novas técnicas, da coletânea Eight Pieces for Four Timpani de Elliott Carter, seguido de uma narrativa do termo exploração tímbrica. Por fim, apresentamos um estudo interpretativo das obras, onde utiliza-se a análise como ferramenta para discutir as possíveis decisões na performance. A partir do estudo dessas obras, observamos diversas técnicas, e a necessidade de posturas interpretativas distintas, devido à diferença cronológica entre as obras. Assim, aumentamos as nossas possibilidades técnicas e performáticas nas composições para tímpano. |
Abstract: | The search for new sonorities in the 20th and 21st centuries brought new technical challenges for the performers. In this research, we try to understand the different interpretative strategies needed in pieces for solo timpani with different levels of sound investigation. Three pieces were chosen for this research: Etude Nr. 45 by Franz Krüger, March by Elliott Carter and Shuriken by Cesar Traldi. The dissertation begins with a discussion about the historical development and changes of the timpani and its repertoire, since the 18th century until now. After that, we present an analysis of compositional features and the rise of new techniques of Eight Pieces for Four Timpani by Elliott Carter, followed by a narrative about the term sound exploration. At the end we present an interpretative study focused on sound exploration on those pieces, by using the analisys as a tool to discuss the possible interpretative decisions for these pieces. Studying these pieces, we discovered different techniques to perform and that each one needs a different interpretative strategy related to the period that these pieces were composed. In fact, we improve our performance and the technical possibilities on timpani compositions. |
Palabras clave: | Tímpanos Estudo Interpretativo Performance Timpani Interpretative Study Performance |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Tema: | Música |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Música |
Cita: | LIMA, Daniel Dias de. Três obras para tímpanos solo: um estudo interpretativo. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1382 |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1382 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32728 |
Fecha de defensa: | 24-oct-2018 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TresObrasTimpanos.pdf | Dissertação | 3.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.