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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32698| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Uma proposta didática para a educação infantil na ludicidade |
| Autor: | Mayrink, Roberta Italiati Debortolli |
| Primer orientador: | Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz |
| Primer miembro de la banca: | Laterza, Betânia |
| Segundo miembro de la banca: | Oliveira, Lucia |
| Resumen: | Esta pesquisa é fruto das reflexões feitas na disciplina Projeto Integrado de Prática Educativa do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. Tem como objetivo conhecer a concepção das professoras acerca das práticas lúdicas desenvolvidas na Educação Infantil, na fase pré-escolar, identificar como as atividades lúdicas são desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem e discorrer sobre alguns princípios educativos que podem fazer parte de uma proposta didática para o brincar na Educação Infantil. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados, respondido por professoras que atuam na Educação Infantil. O problema de pesquisa gira em torno da atuação das professoras frente às atividades lúdicas proporcionadas às crianças da Educação Infantil da fase pré-escolar. Para fundamentar o estudo, recorreu-se a autores como Vygostsky (1991), Bueno(2010), Kishimoto (2011), Becker (2001), Santos (2011), que justificam a importância das práticas lúdicas na Educação Infantil. Os resultados apontam que as docentes compreendem o conceito de lúdico, mas devido às orientações que recebem em suas instituições, precebe-se certa fragilidade na compreensão do espaço que o lúdico deve ocupar no currículo da Educação Infantil, percebe-se maior ênfase nos jogos e brincadeiras direcionados, do que no brincar livre. Entendem que o brincar possibilita o desenvolvimento integral da criança, a interação com os pares, aspecto que contribui para o desenvolvimento da autonomia e do autocontrole da criança sobre suas próprias ações. Assim, considerando que a as atividades lúdicas são importantes para o processo de aprendizagem dos educandos, levantou-se alguns princípios básicos que poderão ajudar os professores a construírem uma proposta didática para a ludicidade na Educação Infantil. |
| Palabras clave: | Educação Infantil Lúdico Atividades lúdicas |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | MAYRINK, Roberta Italiati Debortolli. Uma proposta didática para a educação infantil na ludicidade. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32698 |
| Fecha de defensa: | 15-abr-2021 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| UmaPropostaDidática.pdf | 820.74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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