Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32698
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Uma proposta didática para a educação infantil na ludicidade |
Author: | Mayrink, Roberta Italiati Debortolli |
First Advisor: | Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz |
First member of the Committee: | Laterza, Betânia |
Second member of the Committee: | Oliveira, Lucia |
Summary: | Esta pesquisa é fruto das reflexões feitas na disciplina Projeto Integrado de Prática Educativa do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. Tem como objetivo conhecer a concepção das professoras acerca das práticas lúdicas desenvolvidas na Educação Infantil, na fase pré-escolar, identificar como as atividades lúdicas são desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem e discorrer sobre alguns princípios educativos que podem fazer parte de uma proposta didática para o brincar na Educação Infantil. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados, respondido por professoras que atuam na Educação Infantil. O problema de pesquisa gira em torno da atuação das professoras frente às atividades lúdicas proporcionadas às crianças da Educação Infantil da fase pré-escolar. Para fundamentar o estudo, recorreu-se a autores como Vygostsky (1991), Bueno(2010), Kishimoto (2011), Becker (2001), Santos (2011), que justificam a importância das práticas lúdicas na Educação Infantil. Os resultados apontam que as docentes compreendem o conceito de lúdico, mas devido às orientações que recebem em suas instituições, precebe-se certa fragilidade na compreensão do espaço que o lúdico deve ocupar no currículo da Educação Infantil, percebe-se maior ênfase nos jogos e brincadeiras direcionados, do que no brincar livre. Entendem que o brincar possibilita o desenvolvimento integral da criança, a interação com os pares, aspecto que contribui para o desenvolvimento da autonomia e do autocontrole da criança sobre suas próprias ações. Assim, considerando que a as atividades lúdicas são importantes para o processo de aprendizagem dos educandos, levantou-se alguns princípios básicos que poderão ajudar os professores a construírem uma proposta didática para a ludicidade na Educação Infantil. |
Keywords: | Educação Infantil Lúdico Atividades lúdicas |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | MAYRINK, Roberta Italiati Debortolli. Uma proposta didática para a educação infantil na ludicidade. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32698 |
Date of defense: | 15-Apr-2021 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UmaPropostaDidática.pdf | 820.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.