Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32698
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMayrink, Roberta Italiati Debortolli-
dc.date.accessioned2021-09-03T19:38:30Z-
dc.date.available2021-09-03T19:38:30Z-
dc.date.issued2021-04-15-
dc.identifier.citationMAYRINK, Roberta Italiati Debortolli. Uma proposta didática para a educação infantil na ludicidade. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32698-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.titleUma proposta didática para a educação infantil na ludicidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9108607797425296pt_BR
dc.contributor.referee1Laterza, Betânia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186135872782431pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Lucia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855923237846079pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é fruto das reflexões feitas na disciplina Projeto Integrado de Prática Educativa do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. Tem como objetivo conhecer a concepção das professoras acerca das práticas lúdicas desenvolvidas na Educação Infantil, na fase pré-escolar, identificar como as atividades lúdicas são desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem e discorrer sobre alguns princípios educativos que podem fazer parte de uma proposta didática para o brincar na Educação Infantil. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados, respondido por professoras que atuam na Educação Infantil. O problema de pesquisa gira em torno da atuação das professoras frente às atividades lúdicas proporcionadas às crianças da Educação Infantil da fase pré-escolar. Para fundamentar o estudo, recorreu-se a autores como Vygostsky (1991), Bueno(2010), Kishimoto (2011), Becker (2001), Santos (2011), que justificam a importância das práticas lúdicas na Educação Infantil. Os resultados apontam que as docentes compreendem o conceito de lúdico, mas devido às orientações que recebem em suas instituições, precebe-se certa fragilidade na compreensão do espaço que o lúdico deve ocupar no currículo da Educação Infantil, percebe-se maior ênfase nos jogos e brincadeiras direcionados, do que no brincar livre. Entendem que o brincar possibilita o desenvolvimento integral da criança, a interação com os pares, aspecto que contribui para o desenvolvimento da autonomia e do autocontrole da criança sobre suas próprias ações. Assim, considerando que a as atividades lúdicas são importantes para o processo de aprendizagem dos educandos, levantou-se alguns princípios básicos que poderão ajudar os professores a construírem uma proposta didática para a ludicidade na Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UmaPropostaDidática.pdf820.74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.