Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32486
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Corpo (sentido): corporeidade e estesia nos processos de ensino-aprendizagem |
Título (s) alternativo (s): | body (sense): corporeality and esthetics in teaching-learning processes |
Autor: | Arslan, Luciana Mourão |
Primer orientador: | Barros, Camila Soares de |
Primer coorientador: | Silva, Patrícia Chavarelli Vilela da |
Primer miembro de la banca: | Bom-Tempo, Juliana Soares |
Resumen: | Esta monografia foi escrita como um convite para que professores e educadores de todas as áreas reconheçam a importância fundamental de pensar a corporeidade e a estesia nos processos de ensino-aprendizagem. Orientada pela somaestética e pelos procedimentos da improvisação em dança e performance arte, apresento um caminho que percorri através da minha própria autoanálise corporal-somática como aluna e professora. Proponho alguns procedimentos corporais-somáticos advindos da improvisação, da performance situada e das lectures performances como caminhos possíveis de desenvolver e evidenciar os sentidos somáticos presentes nos processos de ensino-aprendizagem. Ao final, apresento propostas práticas, organizadas para cursos de formação de professores, com foco na corporeidade em ambientes educativos e que objetivam melhorar as experiências nas instituições de ensino. |
Abstract: | This monograph was written as an invitation for teachers and educators from all areas to recognize the fundamental importance of thinking about corporeality and esthesia in teaching-learning processes. Guided by somaesthetics and the procedures of improvisation in dance and performance art, I present a path that I followed through my own body-somatic self-analysis as a student and teacher. I propose some bodily-somatic procedures arising from improvisation, context specific dance and lectures performances as possible ways to develop and highlight the somatic senses present in the teaching-learning processes. At the end, I present practical proposals, organized for teacher training courses, focusing on corporeality in educational environments and which aim to improve the experiences in educational institutions. |
Palabras clave: | Soma-estética Formação de professores Corporeidade docente Improvisação na sala de aula Ensino-aprendizagem Estesia Ensino de arte Performance |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | ARSLAN, Luciana Mourão. Corpo (sentido): corporeidade e estesia nos processos de ensino-aprendizagem. 2020. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Dança) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32486 |
Fecha de defensa: | 17-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Dança |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CorpoSentidoCorporeidade.pdf | 8.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.