Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32486
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Corpo (sentido): corporeidade e estesia nos processos de ensino-aprendizagem
Título (s) alternativo (s): body (sense): corporeality and esthetics in teaching-learning processes
Autor: Arslan, Luciana Mourão
Primer orientador: Barros, Camila Soares de
Primer coorientador: Silva, Patrícia Chavarelli Vilela da
Primer miembro de la banca: Bom-Tempo, Juliana Soares
Resumen: Esta monografia foi escrita como um convite para que professores e educadores de todas as áreas reconheçam a importância fundamental de pensar a corporeidade e a estesia nos processos de ensino-aprendizagem. Orientada pela somaestética e pelos procedimentos da improvisação em dança e performance arte, apresento um caminho que percorri através da minha própria autoanálise corporal-somática como aluna e professora. Proponho alguns procedimentos corporais-somáticos advindos da improvisação, da performance situada e das lectures performances como caminhos possíveis de desenvolver e evidenciar os sentidos somáticos presentes nos processos de ensino-aprendizagem. Ao final, apresento propostas práticas, organizadas para cursos de formação de professores, com foco na corporeidade em ambientes educativos e que objetivam melhorar as experiências nas instituições de ensino.
Abstract: This monograph was written as an invitation for teachers and educators from all areas to recognize the fundamental importance of thinking about corporeality and esthesia in teaching-learning processes. Guided by somaesthetics and the procedures of improvisation in dance and performance art, I present a path that I followed through my own body-somatic self-analysis as a student and teacher. I propose some bodily-somatic procedures arising from improvisation, context specific dance and lectures performances as possible ways to develop and highlight the somatic senses present in the teaching-learning processes. At the end, I present practical proposals, organized for teacher training courses, focusing on corporeality in educational environments and which aim to improve the experiences in educational institutions.
Palabras clave: Soma-estética
Formação de professores
Corporeidade docente
Improvisação na sala de aula
Ensino-aprendizagem
Estesia
Ensino de arte
Performance
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ARSLAN, Luciana Mourão. Corpo (sentido): corporeidade e estesia nos processos de ensino-aprendizagem. 2020. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Dança) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32486
Fecha de defensa: 17-dic-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CorpoSentidoCorporeidade.pdf8.17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.