Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32486
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Corpo (sentido): corporeidade e estesia nos processos de ensino-aprendizagem |
Alternate title (s): | body (sense): corporeality and esthetics in teaching-learning processes |
Author: | Arslan, Luciana Mourão |
First Advisor: | Barros, Camila Soares de |
First coorientator: | Silva, Patrícia Chavarelli Vilela da |
First member of the Committee: | Bom-Tempo, Juliana Soares |
Summary: | Esta monografia foi escrita como um convite para que professores e educadores de todas as áreas reconheçam a importância fundamental de pensar a corporeidade e a estesia nos processos de ensino-aprendizagem. Orientada pela somaestética e pelos procedimentos da improvisação em dança e performance arte, apresento um caminho que percorri através da minha própria autoanálise corporal-somática como aluna e professora. Proponho alguns procedimentos corporais-somáticos advindos da improvisação, da performance situada e das lectures performances como caminhos possíveis de desenvolver e evidenciar os sentidos somáticos presentes nos processos de ensino-aprendizagem. Ao final, apresento propostas práticas, organizadas para cursos de formação de professores, com foco na corporeidade em ambientes educativos e que objetivam melhorar as experiências nas instituições de ensino. |
Abstract: | This monograph was written as an invitation for teachers and educators from all areas to recognize the fundamental importance of thinking about corporeality and esthesia in teaching-learning processes. Guided by somaesthetics and the procedures of improvisation in dance and performance art, I present a path that I followed through my own body-somatic self-analysis as a student and teacher. I propose some bodily-somatic procedures arising from improvisation, context specific dance and lectures performances as possible ways to develop and highlight the somatic senses present in the teaching-learning processes. At the end, I present practical proposals, organized for teacher training courses, focusing on corporeality in educational environments and which aim to improve the experiences in educational institutions. |
Keywords: | Soma-estética Formação de professores Corporeidade docente Improvisação na sala de aula Ensino-aprendizagem Estesia Ensino de arte Performance |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | ARSLAN, Luciana Mourão. Corpo (sentido): corporeidade e estesia nos processos de ensino-aprendizagem. 2020. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Dança) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32486 |
Date of defense: | 17-Dec-2020 |
Appears in Collections: | TCC - Dança |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CorpoSentidoCorporeidade.pdf | 8.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.