Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32486
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorArslan, Luciana Mourão-
dc.date.accessioned2021-07-20T13:37:51Z-
dc.date.available2021-07-20T13:37:51Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationARSLAN, Luciana Mourão. Corpo (sentido): corporeidade e estesia nos processos de ensino-aprendizagem. 2020. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Dança) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32486-
dc.description.abstractThis monograph was written as an invitation for teachers and educators from all areas to recognize the fundamental importance of thinking about corporeality and esthesia in teaching-learning processes. Guided by somaesthetics and the procedures of improvisation in dance and performance art, I present a path that I followed through my own body-somatic self-analysis as a student and teacher. I propose some bodily-somatic procedures arising from improvisation, context specific dance and lectures performances as possible ways to develop and highlight the somatic senses present in the teaching-learning processes. At the end, I present practical proposals, organized for teacher training courses, focusing on corporeality in educational environments and which aim to improve the experiences in educational institutions.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoma-estéticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCorporeidade docentept_BR
dc.subjectImprovisação na sala de aulapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEstesiapt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titleCorpo (sentido): corporeidade e estesia nos processos de ensino-aprendizagempt_BR
dc.title.alternativebody (sense): corporeality and esthetics in teaching-learning processespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Patrícia Chavarelli Vilela da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2350535747951507pt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Camila Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3842224146076791pt_BR
dc.contributor.referee1Bom-Tempo, Juliana Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2239538709638520pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5399813319581612pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia foi escrita como um convite para que professores e educadores de todas as áreas reconheçam a importância fundamental de pensar a corporeidade e a estesia nos processos de ensino-aprendizagem. Orientada pela somaestética e pelos procedimentos da improvisação em dança e performance arte, apresento um caminho que percorri através da minha própria autoanálise corporal-somática como aluna e professora. Proponho alguns procedimentos corporais-somáticos advindos da improvisação, da performance situada e das lectures performances como caminhos possíveis de desenvolver e evidenciar os sentidos somáticos presentes nos processos de ensino-aprendizagem. Ao final, apresento propostas práticas, organizadas para cursos de formação de professores, com foco na corporeidade em ambientes educativos e que objetivam melhorar as experiências nas instituições de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDançapt_BR
dc.sizeorduration135pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CorpoSentidoCorporeidade.pdf8.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.