Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32486
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Arslan, Luciana Mourão | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-20T13:37:51Z | - |
dc.date.available | 2021-07-20T13:37:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
dc.identifier.citation | ARSLAN, Luciana Mourão. Corpo (sentido): corporeidade e estesia nos processos de ensino-aprendizagem. 2020. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Dança) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32486 | - |
dc.description.abstract | This monograph was written as an invitation for teachers and educators from all areas to recognize the fundamental importance of thinking about corporeality and esthesia in teaching-learning processes. Guided by somaesthetics and the procedures of improvisation in dance and performance art, I present a path that I followed through my own body-somatic self-analysis as a student and teacher. I propose some bodily-somatic procedures arising from improvisation, context specific dance and lectures performances as possible ways to develop and highlight the somatic senses present in the teaching-learning processes. At the end, I present practical proposals, organized for teacher training courses, focusing on corporeality in educational environments and which aim to improve the experiences in educational institutions. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Soma-estética | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Corporeidade docente | pt_BR |
dc.subject | Improvisação na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Estesia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de arte | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.title | Corpo (sentido): corporeidade e estesia nos processos de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | body (sense): corporeality and esthetics in teaching-learning processes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Patrícia Chavarelli Vilela da | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2350535747951507 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barros, Camila Soares de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3842224146076791 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bom-Tempo, Juliana Soares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2239538709638520 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5399813319581612 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia foi escrita como um convite para que professores e educadores de todas as áreas reconheçam a importância fundamental de pensar a corporeidade e a estesia nos processos de ensino-aprendizagem. Orientada pela somaestética e pelos procedimentos da improvisação em dança e performance arte, apresento um caminho que percorri através da minha própria autoanálise corporal-somática como aluna e professora. Proponho alguns procedimentos corporais-somáticos advindos da improvisação, da performance situada e das lectures performances como caminhos possíveis de desenvolver e evidenciar os sentidos somáticos presentes nos processos de ensino-aprendizagem. Ao final, apresento propostas práticas, organizadas para cursos de formação de professores, com foco na corporeidade em ambientes educativos e que objetivam melhorar as experiências nas instituições de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Dança | pt_BR |
dc.sizeorduration | 135 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Dança |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CorpoSentidoCorporeidade.pdf | 8.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.