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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32280
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Relações entre território e desempenho escolar: um estudo a partir das escolas municipais machado de assis e aureliano joaquim da silva – Ituiutaba-MG |
Autor(es): | Silva, Ronie Elvis Rodrigues |
Primeiro orientador: | Magrini, Maria Angélica de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Fuente, Adriano Rodrigues de Souza De La |
Segundo membro da banca: | Silva, José Rafael Rosa da |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo sobre a relação entre o território e o desempenho escolar. Para a análise foram escolhidas duas escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de Ituiutaba/MG, a Escola Municipal Machado de Assis e a Escola Municipal Aureliano Joaquim da Silva, sendo a primeira escola localizada no centro da cidade e a segunda na periferia da mesma cidade. A pesquisa teve como objetivo a busca da relação existente entre as características do território – sendo esse considerado a partir de duas vertentes, as quais são: o local de moradia do aluno e também o local onde se encontra a unidade escolar – e o desempenho escolar, aferido pelas médias adquiridas em programas de qualidade de educação do Governo Federal, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em relação à metodologia foi realizado um levantamento bibliográfico em artigos, monografias, dissertações, teses e sites relacionados à temática. Posterior aos levantamentos teóricos foram escolhidas as duas escolas públicas de município. Com as escolas definidas, se deu início aos trabalhos de campo nos territórios/bairro onde estão inseridas as unidades escolares para uma análise dos fixos e fluxos e dos diversos fatores que circundam as escolas. Ainda em relação às escolas foi realizada uma análise da estrutura físico-administrativa delas e também um levantamento dos bairros dos desenvolvimento escolar foi realizada uma busca detalhada na página do Ministério da Educação, na qual consta com um grande acervo de dados quantitativos acerca das escolas brasileiras. Foi criada uma divisão dos bairros da cidade em grupos para melhor classificar e entender a relação território-efeito escolar e essa classificação foi posteriormente mapeada para evidenciar os processos analisados. Os resultados pretendem colaborar com a ação de especialistas da área da educação e para pesquisadores do efeito território, além de servir como base para professores, diretores e gestores políticos. |
Palavras-chave: | Geografia Educação Território Humanas Qualidade de Ensino Índices Educacionais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Ronie Elvis Rodrigues. Relações entre território e desempenho escolar: um estudo a partir das escolas municipais machado de assis e aureliano joaquim da silva – Ituiutaba-MG. 2017. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32280 |
Data de defesa: | 17-Mai-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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