Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32280
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Relações entre território e desempenho escolar: um estudo a partir das escolas municipais machado de assis e aureliano joaquim da silva – Ituiutaba-MG
Author: Silva, Ronie Elvis Rodrigues
First Advisor: Magrini, Maria Angélica de Oliveira
First member of the Committee: Fuente, Adriano Rodrigues de Souza De La
Second member of the Committee: Silva, José Rafael Rosa da
Summary: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a relação entre o território e o desempenho escolar. Para a análise foram escolhidas duas escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de Ituiutaba/MG, a Escola Municipal Machado de Assis e a Escola Municipal Aureliano Joaquim da Silva, sendo a primeira escola localizada no centro da cidade e a segunda na periferia da mesma cidade. A pesquisa teve como objetivo a busca da relação existente entre as características do território – sendo esse considerado a partir de duas vertentes, as quais são: o local de moradia do aluno e também o local onde se encontra a unidade escolar – e o desempenho escolar, aferido pelas médias adquiridas em programas de qualidade de educação do Governo Federal, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em relação à metodologia foi realizado um levantamento bibliográfico em artigos, monografias, dissertações, teses e sites relacionados à temática. Posterior aos levantamentos teóricos foram escolhidas as duas escolas públicas de município. Com as escolas definidas, se deu início aos trabalhos de campo nos territórios/bairro onde estão inseridas as unidades escolares para uma análise dos fixos e fluxos e dos diversos fatores que circundam as escolas. Ainda em relação às escolas foi realizada uma análise da estrutura físico-administrativa delas e também um levantamento dos bairros dos desenvolvimento escolar foi realizada uma busca detalhada na página do Ministério da Educação, na qual consta com um grande acervo de dados quantitativos acerca das escolas brasileiras. Foi criada uma divisão dos bairros da cidade em grupos para melhor classificar e entender a relação território-efeito escolar e essa classificação foi posteriormente mapeada para evidenciar os processos analisados. Os resultados pretendem colaborar com a ação de especialistas da área da educação e para pesquisadores do efeito território, além de servir como base para professores, diretores e gestores políticos.
Keywords: Geografia
Educação
Território
Humanas
Qualidade de Ensino
Índices Educacionais
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Ronie Elvis Rodrigues. Relações entre território e desempenho escolar: um estudo a partir das escolas municipais machado de assis e aureliano joaquim da silva – Ituiutaba-MG. 2017. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32280
Date of defense: 17-May-2017
Appears in Collections:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelaçõesEntreTerritório.pdf2.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.