Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32280
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Ronie Elvis Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T16:00:45Z | - |
dc.date.available | 2021-06-30T16:00:45Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ronie Elvis Rodrigues. Relações entre território e desempenho escolar: um estudo a partir das escolas municipais machado de assis e aureliano joaquim da silva – Ituiutaba-MG. 2017. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32280 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Território | pt_BR |
dc.subject | Humanas | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Índices Educacionais | pt_BR |
dc.title | Relações entre território e desempenho escolar: um estudo a partir das escolas municipais machado de assis e aureliano joaquim da silva – Ituiutaba-MG | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Magrini, Maria Angélica de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8654620429205520 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fuente, Adriano Rodrigues de Souza De La | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8227979773921564 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, José Rafael Rosa da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6975126868543750 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9352630923465582 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta um estudo sobre a relação entre o território e o desempenho escolar. Para a análise foram escolhidas duas escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de Ituiutaba/MG, a Escola Municipal Machado de Assis e a Escola Municipal Aureliano Joaquim da Silva, sendo a primeira escola localizada no centro da cidade e a segunda na periferia da mesma cidade. A pesquisa teve como objetivo a busca da relação existente entre as características do território – sendo esse considerado a partir de duas vertentes, as quais são: o local de moradia do aluno e também o local onde se encontra a unidade escolar – e o desempenho escolar, aferido pelas médias adquiridas em programas de qualidade de educação do Governo Federal, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em relação à metodologia foi realizado um levantamento bibliográfico em artigos, monografias, dissertações, teses e sites relacionados à temática. Posterior aos levantamentos teóricos foram escolhidas as duas escolas públicas de município. Com as escolas definidas, se deu início aos trabalhos de campo nos territórios/bairro onde estão inseridas as unidades escolares para uma análise dos fixos e fluxos e dos diversos fatores que circundam as escolas. Ainda em relação às escolas foi realizada uma análise da estrutura físico-administrativa delas e também um levantamento dos bairros dos desenvolvimento escolar foi realizada uma busca detalhada na página do Ministério da Educação, na qual consta com um grande acervo de dados quantitativos acerca das escolas brasileiras. Foi criada uma divisão dos bairros da cidade em grupos para melhor classificar e entender a relação território-efeito escolar e essa classificação foi posteriormente mapeada para evidenciar os processos analisados. Os resultados pretendem colaborar com a ação de especialistas da área da educação e para pesquisadores do efeito território, além de servir como base para professores, diretores e gestores políticos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Geografia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 127 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RelaçõesEntreTerritório.pdf | 2.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.