Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32280
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Ronie Elvis Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-06-30T16:00:45Z-
dc.date.available2021-06-30T16:00:45Z-
dc.date.issued2017-05-17-
dc.identifier.citationSILVA, Ronie Elvis Rodrigues. Relações entre território e desempenho escolar: um estudo a partir das escolas municipais machado de assis e aureliano joaquim da silva – Ituiutaba-MG. 2017. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32280-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectHumanaspt_BR
dc.subjectQualidade de Ensinopt_BR
dc.subjectÍndices Educacionaispt_BR
dc.titleRelações entre território e desempenho escolar: um estudo a partir das escolas municipais machado de assis e aureliano joaquim da silva – Ituiutaba-MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Magrini, Maria Angélica de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8654620429205520pt_BR
dc.contributor.referee1Fuente, Adriano Rodrigues de Souza De La-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8227979773921564pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, José Rafael Rosa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6975126868543750pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9352630923465582pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo sobre a relação entre o território e o desempenho escolar. Para a análise foram escolhidas duas escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de Ituiutaba/MG, a Escola Municipal Machado de Assis e a Escola Municipal Aureliano Joaquim da Silva, sendo a primeira escola localizada no centro da cidade e a segunda na periferia da mesma cidade. A pesquisa teve como objetivo a busca da relação existente entre as características do território – sendo esse considerado a partir de duas vertentes, as quais são: o local de moradia do aluno e também o local onde se encontra a unidade escolar – e o desempenho escolar, aferido pelas médias adquiridas em programas de qualidade de educação do Governo Federal, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em relação à metodologia foi realizado um levantamento bibliográfico em artigos, monografias, dissertações, teses e sites relacionados à temática. Posterior aos levantamentos teóricos foram escolhidas as duas escolas públicas de município. Com as escolas definidas, se deu início aos trabalhos de campo nos territórios/bairro onde estão inseridas as unidades escolares para uma análise dos fixos e fluxos e dos diversos fatores que circundam as escolas. Ainda em relação às escolas foi realizada uma análise da estrutura físico-administrativa delas e também um levantamento dos bairros dos desenvolvimento escolar foi realizada uma busca detalhada na página do Ministério da Educação, na qual consta com um grande acervo de dados quantitativos acerca das escolas brasileiras. Foi criada uma divisão dos bairros da cidade em grupos para melhor classificar e entender a relação território-efeito escolar e essa classificação foi posteriormente mapeada para evidenciar os processos analisados. Os resultados pretendem colaborar com a ação de especialistas da área da educação e para pesquisadores do efeito território, além de servir como base para professores, diretores e gestores políticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration127pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelaçõesEntreTerritório.pdf2.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.