Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32259
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-6894-2833 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Impactos do programa de construção de creches e pré-escolas “Proinfância”: atendimento infantil, inserção das mulheres no mercado de trabalho e desempenho escolar |
Autor(es): | Cruz, Breno Fernandes da |
Primeiro orientador: | Castro, Marcelo Araújo |
Primeiro membro da banca: | Franco, Ana Maria de Paiva |
Segundo membro da banca: | Saiani, Carlos Cesar Santejo |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi avaliar os impactos de um programa de construção em larga escala de creches e pré-escolas nos municípios brasileiros, o Proinfância. As estimativas por diferenças em diferenças com pareamento pelo vizinho mais próximo indicam um impacto positivo e significativo do programa de cerca de 2,6 pontos percentuais na taxa de atendimento na Educação Infantil, entretanto, não há indícios de impacto na inserção feminina no mercado de trabalho formal ou no desempenho escolar medido pela Prova Brasil. Nesse sentido, cabe destacar que o programa contribui para o aumento do atendimento pré-escolar, mas apresenta um baixo desempenho em razão de dificuldades técnicas em seu processo de implementação como, por exemplo, a designação inadequada de terrenos, o volume significativo de recursos inutilizados, atrasos nos repasses, fiscalização deficiente e problemas no monitoramento e na prestação de contas das obras. |
Abstract: | This paper aimed to assess the impacts of a large construction program of daycare centers and preschool in Brazilian municipalities, the Proinfância. Estimates for differences in differences with paring by the nearest neighbor indicate a positive and significant program impact of around 2.6 percentage points on the service rate of early childhood education. However, there is no evidence of impact on women’s participation in the formal market or in school performance. Hence, it is worth noting that the program contributed to the increase of preschool care, but it presents low performance due to technical difficulties in its implementation process, such as the inadequate designation of land, the significant volume of unused resources, delays in transfers, deficient oversight and problems in monitoring and rendering accounts for the works. |
Palavras-chave: | Proinfância Proinfância Atendimento infantil Children’s care Mercado de trabalho Labor market Economia da educação Education economics Desempenho escolar School performance |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CRUZ, Breno Fernandes da. Impactos do programa de construção de creches e pré-escolas “Proinfância”: atendimento infantil, inserção das mulheres no mercado de trabalho e desempenho escolar. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32259 |
Data de defesa: | 17-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Econômicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ImpactosProgramaConstrução.pdf | 889.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons