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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6894-2833
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Impactos do programa de construção de creches e pré-escolas “Proinfância”: atendimento infantil, inserção das mulheres no mercado de trabalho e desempenho escolar
Autor(es): Cruz, Breno Fernandes da
Primeiro orientador: Castro, Marcelo Araújo
Primeiro membro da banca: Franco, Ana Maria de Paiva
Segundo membro da banca: Saiani, Carlos Cesar Santejo
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar os impactos de um programa de construção em larga escala de creches e pré-escolas nos municípios brasileiros, o Proinfância. As estimativas por diferenças em diferenças com pareamento pelo vizinho mais próximo indicam um impacto positivo e significativo do programa de cerca de 2,6 pontos percentuais na taxa de atendimento na Educação Infantil, entretanto, não há indícios de impacto na inserção feminina no mercado de trabalho formal ou no desempenho escolar medido pela Prova Brasil. Nesse sentido, cabe destacar que o programa contribui para o aumento do atendimento pré-escolar, mas apresenta um baixo desempenho em razão de dificuldades técnicas em seu processo de implementação como, por exemplo, a designação inadequada de terrenos, o volume significativo de recursos inutilizados, atrasos nos repasses, fiscalização deficiente e problemas no monitoramento e na prestação de contas das obras.
Abstract: This paper aimed to assess the impacts of a large construction program of daycare centers and preschool in Brazilian municipalities, the Proinfância. Estimates for differences in differences with paring by the nearest neighbor indicate a positive and significant program impact of around 2.6 percentage points on the service rate of early childhood education. However, there is no evidence of impact on women’s participation in the formal market or in school performance. Hence, it is worth noting that the program contributed to the increase of preschool care, but it presents low performance due to technical difficulties in its implementation process, such as the inadequate designation of land, the significant volume of unused resources, delays in transfers, deficient oversight and problems in monitoring and rendering accounts for the works.
Palavras-chave: Proinfância
Proinfância
Atendimento infantil
Children’s care
Mercado de trabalho
Labor market
Economia da educação
Education economics
Desempenho escolar
School performance
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CRUZ, Breno Fernandes da. Impactos do programa de construção de creches e pré-escolas “Proinfância”: atendimento infantil, inserção das mulheres no mercado de trabalho e desempenho escolar. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32259
Data de defesa: 17-Jun-2021
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