Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32259
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6894-2833
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: Impactos do programa de construção de creches e pré-escolas “Proinfância”: atendimento infantil, inserção das mulheres no mercado de trabalho e desempenho escolar
Author: Cruz, Breno Fernandes da
First Advisor: Castro, Marcelo Araújo
First member of the Committee: Franco, Ana Maria de Paiva
Second member of the Committee: Saiani, Carlos Cesar Santejo
Summary: O objetivo deste trabalho foi avaliar os impactos de um programa de construção em larga escala de creches e pré-escolas nos municípios brasileiros, o Proinfância. As estimativas por diferenças em diferenças com pareamento pelo vizinho mais próximo indicam um impacto positivo e significativo do programa de cerca de 2,6 pontos percentuais na taxa de atendimento na Educação Infantil, entretanto, não há indícios de impacto na inserção feminina no mercado de trabalho formal ou no desempenho escolar medido pela Prova Brasil. Nesse sentido, cabe destacar que o programa contribui para o aumento do atendimento pré-escolar, mas apresenta um baixo desempenho em razão de dificuldades técnicas em seu processo de implementação como, por exemplo, a designação inadequada de terrenos, o volume significativo de recursos inutilizados, atrasos nos repasses, fiscalização deficiente e problemas no monitoramento e na prestação de contas das obras.
Abstract: This paper aimed to assess the impacts of a large construction program of daycare centers and preschool in Brazilian municipalities, the Proinfância. Estimates for differences in differences with paring by the nearest neighbor indicate a positive and significant program impact of around 2.6 percentage points on the service rate of early childhood education. However, there is no evidence of impact on women’s participation in the formal market or in school performance. Hence, it is worth noting that the program contributed to the increase of preschool care, but it presents low performance due to technical difficulties in its implementation process, such as the inadequate designation of land, the significant volume of unused resources, delays in transfers, deficient oversight and problems in monitoring and rendering accounts for the works.
Keywords: Proinfância
Proinfância
Atendimento infantil
Children’s care
Mercado de trabalho
Labor market
Economia da educação
Education economics
Desempenho escolar
School performance
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CRUZ, Breno Fernandes da. Impactos do programa de construção de creches e pré-escolas “Proinfância”: atendimento infantil, inserção das mulheres no mercado de trabalho e desempenho escolar. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32259
Date of defense: 17-Jun-2021
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImpactosProgramaConstrução.pdf889.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons