Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32259
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6894-2833
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Impactos do programa de construção de creches e pré-escolas “Proinfância”: atendimento infantil, inserção das mulheres no mercado de trabalho e desempenho escolar
Autor: Cruz, Breno Fernandes da
Primer orientador: Castro, Marcelo Araújo
Primer miembro de la banca: Franco, Ana Maria de Paiva
Segundo miembro de la banca: Saiani, Carlos Cesar Santejo
Resumen: O objetivo deste trabalho foi avaliar os impactos de um programa de construção em larga escala de creches e pré-escolas nos municípios brasileiros, o Proinfância. As estimativas por diferenças em diferenças com pareamento pelo vizinho mais próximo indicam um impacto positivo e significativo do programa de cerca de 2,6 pontos percentuais na taxa de atendimento na Educação Infantil, entretanto, não há indícios de impacto na inserção feminina no mercado de trabalho formal ou no desempenho escolar medido pela Prova Brasil. Nesse sentido, cabe destacar que o programa contribui para o aumento do atendimento pré-escolar, mas apresenta um baixo desempenho em razão de dificuldades técnicas em seu processo de implementação como, por exemplo, a designação inadequada de terrenos, o volume significativo de recursos inutilizados, atrasos nos repasses, fiscalização deficiente e problemas no monitoramento e na prestação de contas das obras.
Abstract: This paper aimed to assess the impacts of a large construction program of daycare centers and preschool in Brazilian municipalities, the Proinfância. Estimates for differences in differences with paring by the nearest neighbor indicate a positive and significant program impact of around 2.6 percentage points on the service rate of early childhood education. However, there is no evidence of impact on women’s participation in the formal market or in school performance. Hence, it is worth noting that the program contributed to the increase of preschool care, but it presents low performance due to technical difficulties in its implementation process, such as the inadequate designation of land, the significant volume of unused resources, delays in transfers, deficient oversight and problems in monitoring and rendering accounts for the works.
Palabras clave: Proinfância
Proinfância
Atendimento infantil
Children’s care
Mercado de trabalho
Labor market
Economia da educação
Education economics
Desempenho escolar
School performance
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CRUZ, Breno Fernandes da. Impactos do programa de construção de creches e pré-escolas “Proinfância”: atendimento infantil, inserção das mulheres no mercado de trabalho e desempenho escolar. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32259
Fecha de defensa: 17-jun-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ImpactosProgramaConstrução.pdf889.54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons