Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32259
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-6894-2833 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Impactos do programa de construção de creches e pré-escolas “Proinfância”: atendimento infantil, inserção das mulheres no mercado de trabalho e desempenho escolar |
Autor: | Cruz, Breno Fernandes da |
Primer orientador: | Castro, Marcelo Araújo |
Primer miembro de la banca: | Franco, Ana Maria de Paiva |
Segundo miembro de la banca: | Saiani, Carlos Cesar Santejo |
Resumen: | O objetivo deste trabalho foi avaliar os impactos de um programa de construção em larga escala de creches e pré-escolas nos municípios brasileiros, o Proinfância. As estimativas por diferenças em diferenças com pareamento pelo vizinho mais próximo indicam um impacto positivo e significativo do programa de cerca de 2,6 pontos percentuais na taxa de atendimento na Educação Infantil, entretanto, não há indícios de impacto na inserção feminina no mercado de trabalho formal ou no desempenho escolar medido pela Prova Brasil. Nesse sentido, cabe destacar que o programa contribui para o aumento do atendimento pré-escolar, mas apresenta um baixo desempenho em razão de dificuldades técnicas em seu processo de implementação como, por exemplo, a designação inadequada de terrenos, o volume significativo de recursos inutilizados, atrasos nos repasses, fiscalização deficiente e problemas no monitoramento e na prestação de contas das obras. |
Abstract: | This paper aimed to assess the impacts of a large construction program of daycare centers and preschool in Brazilian municipalities, the Proinfância. Estimates for differences in differences with paring by the nearest neighbor indicate a positive and significant program impact of around 2.6 percentage points on the service rate of early childhood education. However, there is no evidence of impact on women’s participation in the formal market or in school performance. Hence, it is worth noting that the program contributed to the increase of preschool care, but it presents low performance due to technical difficulties in its implementation process, such as the inadequate designation of land, the significant volume of unused resources, delays in transfers, deficient oversight and problems in monitoring and rendering accounts for the works. |
Palabras clave: | Proinfância Proinfância Atendimento infantil Children’s care Mercado de trabalho Labor market Economia da educação Education economics Desempenho escolar School performance |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | CRUZ, Breno Fernandes da. Impactos do programa de construção de creches e pré-escolas “Proinfância”: atendimento infantil, inserção das mulheres no mercado de trabalho e desempenho escolar. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32259 |
Fecha de defensa: | 17-jun-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Econômicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ImpactosProgramaConstrução.pdf | 889.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons