Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32107
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2236-4473
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: Tradução audiovisual acessível: uma proposta de LSE para o desenho animado "She-Ra e as Princesas do Poder"
Author: Silva, Ariza Peral da
First Advisor: Silveira, Francine de Assis
First member of the Committee: Costa, Cynthia Beatrice
Second member of the Committee: Arbex, Paula
Summary: A questão da acessibilidade vem sendo cada vez mais discutida nos últimos anos, tanto do ponto de vista legal como acadêmico. Assim, da grande área de estudos da Tradução Audiovisual, surgiu uma subárea: a Tradução Audiovisual acessível, que visa à produção de produtos audiovisuais acessíveis, sendo que uma de suas modalidades destina-se às necessidades das pessoas com deficiência auditiva: a Legendagem para Surdos e Ensurdecidos. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo fazer uma proposta de um roteiro de legendas para surdos e ensurdecidos do desenho animado She-Ra e as Princesas do Poder, baseado no Guia para Produções Audiovisuais Acessíveis do Ministério da Cultura, com a intenção de contribuir com a inclusão da comunidade surda. Os objetivos específicos foram analisar e discutir os parâmetros existentes sobre essa modalidade e comentar quais foram as complicações tradutórias encontradas durante o processo de elaboração. Os parâmetros utilizados para a produção dos roteiros foram baseados, além de no próprio guia do Ministério da Cultura, em pesquisas da área (ARAÚJO, 2008; ARAÚJO et al. 2013; ARAÚJO, ALVES; 2017; NASCIMENTO, 2013). Como conclusão, pode-se afirmar que a produção de um roteiro de legendas é um trabalho complicado, tanto pelo fato de que ainda existe uma lacuna de pesquisas sobre certos aspectos importantes para acessibilidade, como os efeitos sonoros, mas também por que o tradutor deve possuir uma grande sensibilidade para fazer decisões sobre o que priorizar na tradução visando o melhor resultado possível para o público-alvo.
Abstract: The issue of accessibility has been increasingly discussed in recent years, both legally and academically speaking. Thus, from the large field of Audiovisual Translation Studies, a new sub-area has emerged: the Accessible Audiovisual Translation, which aims at the production of accessible audiovisual products. One of its types of translation aims at the needs of hearing-impaired people: the Subtitling for the deaf and hard of hearing. Therefore, this research purpose is to make a subtitling proposal for the deaf and hard of hearing of the cartoon She-Ra and the Princesses of Power, based on the Brazilian guide named Guia de Produções Audiovisuais Acessíveis, from the Ministry of Culture, with the intention of contributing to the inclusion of the deaf community. The objectives were to analyze and discuss the existing parameters of this type of translation and comment on the complications encountered during the translation process. The parameters used for the production were based, besides the Ministry of Culture's own guide, on research in the area (ARAÚJO, 2008; ARAÚJO et al. 2013; ARAÚJO, ALVES; 2017; NASCIMENTO, 2013). It was concluded that the production of a subtitle script is a complicated activity, both because there is still a lack of research on certain important aspects for accessibility, such as the sound effects, but also because the translator must have a certain sensibility to make decisions about what to prioritize during translation, aiming at the best possible result for the target audience.
Keywords: Tradução audiovisual
Audiovisual translation
Legendagem para surdos e ensurdecidos
Subtitling for the deaf and hard of hearing
Acessibilidade
Accessibility
Desenho animado
Cartoon
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Ariza Peral da. Tradução audiovisual acessível: uma proposta de LSE para o desenho animado "She-Ra e as Princesas do Poder". 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tradução) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32107
Date of defense: 11-Jun-2021
Appears in Collections:TCC - Tradução

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TraduçãoAudiovisualAcessível.pdfTCC2.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons