Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31895
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental |
Título (s) alternativo (s): | Teaching-learning by projects in visual arts: practices in the 4th year of elementary school |
Autor: | Silva, Hellen Caroline |
Primer orientador: | Melo, Roberta Maira de |
Primer miembro de la banca: | Cunha, Myrtes Dias da |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Elsiene Coelho da |
Resumen: | Este trabalho de pesquisa teve por objetivo investigar os processos que permeiam a elaboração e a execução de um projeto de ensino-aprendizagem em artes visuais, tendo em vista que as ações e reflexões desenvolvidas na pesquisa buscaram contribuir para a prática docente, na busca de uma abordagem significativa de aprendizagem. A escolha pela metodologia de projetos se deu pelo fato de que esta proposta possibilita tanto o professor quanto o aluno serem ativos no ensino-aprendizagem, articulando conteúdos, vida e experiências; além de ser uma prática que valoriza a pesquisa, e colabora para o desenvolvimento crítico e reflexivo do discente. A execução do projeto de ensino-aprendizagem foi desenvolvida em uma escola municipal de Uberlândia – MG, em duas turmas do 4º ano do ensino fundamental I, durante todo o ano letivo de 2019, onde a Arte se tornou uma maneira de conscientizar os alunos em sala de aula sobre a importância de desenvolver atitudes de conservação do ambiente que nos cerca. |
Abstract: | The purpose of this research was to investigate the processes that lead to the elaboration and execution of a teaching-learning project in visual arts, considering that the actions and reflections developed in the research sought to contribute to the teaching practice, in the search of a contemporary approach to learning. The choice of project methodology was due to the fact that this proposal allows both the teacher and the student to be active in teaching and learning, articulating content, life and experiences; in addition to being a practice that values research, and contributes to the critical and reflective development of students. The execution of the teaching-learning project was developed in a municipal school in Uberlândia - MG, in two classes of the 4th year of elementary school I, during the entire academic year of 2019, where Art became a way to raise students' awareness in classroom about the importance of developing attitudes of conservation of the environment that surrounds us. |
Palabras clave: | Projetos em artes visuais Visual arts projects Ensino de Arte Arts education Aprendizagem significativa Meaningful learning |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
Tema: | Artes Arte - Estudo e ensino Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
Cita: | SILVA, Hellen Caroline. Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.686 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.686 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31895 |
Fecha de defensa: | 23-sep-2020 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoAprendizagemProjetos.pdf | Dissertação | 7.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons