Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31895
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Hellen Caroline-
dc.date.accessioned2021-06-08T14:31:25Z-
dc.date.available2021-06-08T14:31:25Z-
dc.date.issued2020-09-23-
dc.identifier.citationSILVA, Hellen Caroline. Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.686pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31895-
dc.description.abstractThe purpose of this research was to investigate the processes that lead to the elaboration and execution of a teaching-learning project in visual arts, considering that the actions and reflections developed in the research sought to contribute to the teaching practice, in the search of a contemporary approach to learning. The choice of project methodology was due to the fact that this proposal allows both the teacher and the student to be active in teaching and learning, articulating content, life and experiences; in addition to being a practice that values research, and contributes to the critical and reflective development of students. The execution of the teaching-learning project was developed in a municipal school in Uberlândia - MG, in two classes of the 4th year of elementary school I, during the entire academic year of 2019, where Art became a way to raise students' awareness in classroom about the importance of developing attitudes of conservation of the environment that surrounds us.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectProjetos em artes visuaispt_BR
dc.subjectVisual arts projectspt_BR
dc.subjectEnsino de Artept_BR
dc.subjectArts educationpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTeaching-learning by projects in visual arts: practices in the 4th year of elementary schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Roberta Maira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Myrtes Dias da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7883086091263511pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elsiene Coelho da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8643978507041015pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1607287420044188pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa teve por objetivo investigar os processos que permeiam a elaboração e a execução de um projeto de ensino-aprendizagem em artes visuais, tendo em vista que as ações e reflexões desenvolvidas na pesquisa buscaram contribuir para a prática docente, na busca de uma abordagem significativa de aprendizagem. A escolha pela metodologia de projetos se deu pelo fato de que esta proposta possibilita tanto o professor quanto o aluno serem ativos no ensino-aprendizagem, articulando conteúdos, vida e experiências; além de ser uma prática que valoriza a pesquisa, e colabora para o desenvolvimento crítico e reflexivo do discente. A execução do projeto de ensino-aprendizagem foi desenvolvida em uma escola municipal de Uberlândia – MG, em duas turmas do 4º ano do ensino fundamental I, durante todo o ano letivo de 2019, onde a Arte se tornou uma maneira de conscientizar os alunos em sala de aula sobre a importância de desenvolver atitudes de conservação do ambiente que nos cerca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration111pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.686pt_BR
dc.crossref.doibatchidc80afe6f-2cd2-4890-bf03-e337f9634027-
dc.subject.autorizadoArtespt_BR
dc.subject.autorizadoArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoAprendizagempt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoAprendizagemProjetos.pdfDissertação7.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons