Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31795
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3970-9765
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Como a universidade se mostra preparada para promover inclusão e formar pessoas com deficiência? O caso da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia.
Autor(es): Costa, Marília Comparini
Primeiro orientador: Cruz, Rafaela Costa
Primeiro membro da banca: Takimura, Miriam Tiemi Oliveira
Segundo membro da banca: Betanho, Cristiane
Resumo: No momento em que a sociedade se encontra, o tema inclusão passou a receber sua necessária atenção, inserção de minorias sociais, como a de pessoas com deficiência. Levando em consideração os estudos sobre o tema dessas pessoas na educação e nos espaços de trabalho, mostra-se necessário analisar feita no ambiente acadêmico de ensino superior. O foco desse artigo está em pessoas com deficiência, portanto descreveram-se formas de ingresso na universidade, como e quando os sistemas de cotas passaram a vigorar, ações de auxílio durante a graduação, por meio de plataformas virtuais, monitorias, acessibilidade física e digital. Portanto, procurou-se analisar o apoio educacional por parte de pró-reitorias, coordenações e docentes, para que o aluno possa fazer a graduação nos parâmetros de formação pretendidos pela universidade em que se formar. O estudo foi realizado na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, situada em Uberlândia – Minas Gerais. O estudo obteve respostas positivas em relação à existência de recursos e ferramentas presentes para promover e preparar a inclusão de alunos com deficiência, entretanto com análises observou-se que a UFU não se mostra preparada por falhas na divulgação de ferramentas e na capacitação de docentes e técnicos envolvidos nas coordenações de cursos.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Aluno com deficiência
Inclusão
Ensino superior
Estudos organizacionais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: COSTA, Marília Comparini. Como a universidade se mostra preparada para promover inclusão e formar pessoas com deficiência? O caso da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31795
Data de defesa: 29-Abr-2021
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ComoUniversidadeMostra.pdfTCC973.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons