Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31795| ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3970-9765 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Como a universidade se mostra preparada para promover inclusão e formar pessoas com deficiência? O caso da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia. |
| Autor(es): | Costa, Marília Comparini |
| Primeiro orientador: | Cruz, Rafaela Costa |
| Primeiro membro da banca: | Takimura, Miriam Tiemi Oliveira |
| Segundo membro da banca: | Betanho, Cristiane |
| Resumo: | No momento em que a sociedade se encontra, o tema inclusão passou a receber sua necessária atenção, inserção de minorias sociais, como a de pessoas com deficiência. Levando em consideração os estudos sobre o tema dessas pessoas na educação e nos espaços de trabalho, mostra-se necessário analisar feita no ambiente acadêmico de ensino superior. O foco desse artigo está em pessoas com deficiência, portanto descreveram-se formas de ingresso na universidade, como e quando os sistemas de cotas passaram a vigorar, ações de auxílio durante a graduação, por meio de plataformas virtuais, monitorias, acessibilidade física e digital. Portanto, procurou-se analisar o apoio educacional por parte de pró-reitorias, coordenações e docentes, para que o aluno possa fazer a graduação nos parâmetros de formação pretendidos pela universidade em que se formar. O estudo foi realizado na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, situada em Uberlândia – Minas Gerais. O estudo obteve respostas positivas em relação à existência de recursos e ferramentas presentes para promover e preparar a inclusão de alunos com deficiência, entretanto com análises observou-se que a UFU não se mostra preparada por falhas na divulgação de ferramentas e na capacitação de docentes e técnicos envolvidos nas coordenações de cursos. |
| Palavras-chave: | Educação inclusiva Aluno com deficiência Inclusão Ensino superior Estudos organizacionais |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | COSTA, Marília Comparini. Como a universidade se mostra preparada para promover inclusão e formar pessoas com deficiência? O caso da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31795 |
| Data de defesa: | 29-Abr-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Administração (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ComoUniversidadeMostra.pdf | TCC | 973.05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
