Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31795| ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3970-9765 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Como a universidade se mostra preparada para promover inclusão e formar pessoas com deficiência? O caso da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia. |
| Autor: | Costa, Marília Comparini |
| Primer orientador: | Cruz, Rafaela Costa |
| Primer miembro de la banca: | Takimura, Miriam Tiemi Oliveira |
| Segundo miembro de la banca: | Betanho, Cristiane |
| Resumen: | No momento em que a sociedade se encontra, o tema inclusão passou a receber sua necessária atenção, inserção de minorias sociais, como a de pessoas com deficiência. Levando em consideração os estudos sobre o tema dessas pessoas na educação e nos espaços de trabalho, mostra-se necessário analisar feita no ambiente acadêmico de ensino superior. O foco desse artigo está em pessoas com deficiência, portanto descreveram-se formas de ingresso na universidade, como e quando os sistemas de cotas passaram a vigorar, ações de auxílio durante a graduação, por meio de plataformas virtuais, monitorias, acessibilidade física e digital. Portanto, procurou-se analisar o apoio educacional por parte de pró-reitorias, coordenações e docentes, para que o aluno possa fazer a graduação nos parâmetros de formação pretendidos pela universidade em que se formar. O estudo foi realizado na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, situada em Uberlândia – Minas Gerais. O estudo obteve respostas positivas em relação à existência de recursos e ferramentas presentes para promover e preparar a inclusão de alunos com deficiência, entretanto com análises observou-se que a UFU não se mostra preparada por falhas na divulgação de ferramentas e na capacitação de docentes e técnicos envolvidos nas coordenações de cursos. |
| Palabras clave: | Educação inclusiva Aluno com deficiência Inclusão Ensino superior Estudos organizacionais |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | COSTA, Marília Comparini. Como a universidade se mostra preparada para promover inclusão e formar pessoas com deficiência? O caso da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31795 |
| Fecha de defensa: | 29-abr-2021 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Administração (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ComoUniversidadeMostra.pdf | TCC | 973.05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
