Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31795
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3970-9765
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Como a universidade se mostra preparada para promover inclusão e formar pessoas com deficiência? O caso da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia.
Author: Costa, Marília Comparini
First Advisor: Cruz, Rafaela Costa
First member of the Committee: Takimura, Miriam Tiemi Oliveira
Second member of the Committee: Betanho, Cristiane
Summary: No momento em que a sociedade se encontra, o tema inclusão passou a receber sua necessária atenção, inserção de minorias sociais, como a de pessoas com deficiência. Levando em consideração os estudos sobre o tema dessas pessoas na educação e nos espaços de trabalho, mostra-se necessário analisar feita no ambiente acadêmico de ensino superior. O foco desse artigo está em pessoas com deficiência, portanto descreveram-se formas de ingresso na universidade, como e quando os sistemas de cotas passaram a vigorar, ações de auxílio durante a graduação, por meio de plataformas virtuais, monitorias, acessibilidade física e digital. Portanto, procurou-se analisar o apoio educacional por parte de pró-reitorias, coordenações e docentes, para que o aluno possa fazer a graduação nos parâmetros de formação pretendidos pela universidade em que se formar. O estudo foi realizado na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, situada em Uberlândia – Minas Gerais. O estudo obteve respostas positivas em relação à existência de recursos e ferramentas presentes para promover e preparar a inclusão de alunos com deficiência, entretanto com análises observou-se que a UFU não se mostra preparada por falhas na divulgação de ferramentas e na capacitação de docentes e técnicos envolvidos nas coordenações de cursos.
Keywords: Educação inclusiva
Aluno com deficiência
Inclusão
Ensino superior
Estudos organizacionais
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: COSTA, Marília Comparini. Como a universidade se mostra preparada para promover inclusão e formar pessoas com deficiência? O caso da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31795
Date of defense: 29-Apr-2021
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComoUniversidadeMostra.pdfTCC973.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons