Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31795Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Marília Comparini | - |
| dc.date.accessioned | 2021-05-24T17:38:40Z | - |
| dc.date.available | 2021-05-24T17:38:40Z | - |
| dc.date.issued | 2021-04-29 | - |
| dc.identifier.citation | COSTA, Marília Comparini. Como a universidade se mostra preparada para promover inclusão e formar pessoas com deficiência? O caso da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31795 | - |
| dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Aluno com deficiência | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
| dc.subject | Estudos organizacionais | pt_BR |
| dc.title | Como a universidade se mostra preparada para promover inclusão e formar pessoas com deficiência? O caso da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia. | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Cruz, Rafaela Costa | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4469294908616365 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Takimura, Miriam Tiemi Oliveira | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8825486223119687 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Betanho, Cristiane | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4602570910313960 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | No momento em que a sociedade se encontra, o tema inclusão passou a receber sua necessária atenção, inserção de minorias sociais, como a de pessoas com deficiência. Levando em consideração os estudos sobre o tema dessas pessoas na educação e nos espaços de trabalho, mostra-se necessário analisar feita no ambiente acadêmico de ensino superior. O foco desse artigo está em pessoas com deficiência, portanto descreveram-se formas de ingresso na universidade, como e quando os sistemas de cotas passaram a vigorar, ações de auxílio durante a graduação, por meio de plataformas virtuais, monitorias, acessibilidade física e digital. Portanto, procurou-se analisar o apoio educacional por parte de pró-reitorias, coordenações e docentes, para que o aluno possa fazer a graduação nos parâmetros de formação pretendidos pela universidade em que se formar. O estudo foi realizado na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, situada em Uberlândia – Minas Gerais. O estudo obteve respostas positivas em relação à existência de recursos e ferramentas presentes para promover e preparar a inclusão de alunos com deficiência, entretanto com análises observou-se que a UFU não se mostra preparada por falhas na divulgação de ferramentas e na capacitação de docentes e técnicos envolvidos nas coordenações de cursos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Administração | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 29 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 94389240 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Administração (Uberlândia) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ComoUniversidadeMostra.pdf | TCC | 973.05 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
