Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31779
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2332-1793
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Revelações: desenho de retratos, história da arte e instalação
Autor(es): Silva, Yuri Ramos Francisco e
Primeiro orientador: Miyoshi, Alexander Gaiotto
Primeiro membro da banca: Ferraz, Tatiana Sampaio
Segundo membro da banca: Fonseca, Fabio
Resumo: Este trabalho buscou unir as minhas atividades de desenho, centradas principalmente em retratos de rostos, com um aprofundamento proporcionado pela história da arte. A proposta inicial foi expandir meus conhecimentos e técnicas, de algum modo relacionando-se à disciplina histórico-artística. Descobri, no entanto, que poderia desenvolver aspectos ligados à exposição das obras, com o sentido de pensar meu trabalho não apenas enquanto desenho, mas também como instalação. As pessoas representadas aqui são reais, não fictícias, que viveram ou vivem no meu cotidiano. Os retratos fotográficos que serviram como base ao desenho foram tirados por mim ou por elas, autorretratos feitos pelos próprios celulares, as “selfies”. O que fiz foi transferir todos os rostos das fotos para o papel, com grafite e esfumo, focando nas expressões neutras, porém vívidas, com algo de apatia e cansaço. Para mim, guardam uma violência. O desenho principal, de corpo inteiro, tem como protagonista o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, num ato surpreso e suspeito. A referência para sua pose é o quadro de Almeida Junior, Amolação Interrompida. Os rostos de meu convívio o cercam, promovendo múltiplos sentidos. Devido aos acontecimentos e declarações referentes ao Presidente na mídia, aos mecanismos de comunicação, geram-se várias hipóteses e conclusões sobre o que há “por debaixo do pano”. Assassinato, corrupção, nepotismo, misoginia fazem parte das teses e denúncias. As fisionomias e características dos seis retratados, homens e mulheres, héteros e homossexuais, negros e brancos, embora distintas, foram feitas de modo a nos mostrar que todos fazem parte deste dilema, alguns deles perseguidos e oprimidos simplesmente por ser quem são. A proposta de instalação deve-se ao fato de que fazem parte de um todo, onde o quadro protagonista exerce maior presença, causa e consequência de um mesmo problema. A opção por uma monografia sem ancoragem em texto teórico foi uma prerrogativa, pois tratei de me concentrar no desenvolvimento técnico dos desenhos. Li artigos, livros e ensaios em apoio ao trabalho, principalmente junto ao grupo de estudos de meu orientador, no primeiro semestre de 2019. Estão relacionados entre as referências bibliográficas com outras fontes que me auxiliaram. Todas as figuras, com exceção de minha produção, foram baixadas da internet, onde estavam facilmente disponíveis e ainda devem estar. Esta monografia apresenta-se principalmente como uma memória do processo, narrando etapas e decisões.
Palavras-chave: Retratos de desenhos
Bolsonaro
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Yuri Ramos Francisco e. Revelações: desenho de retratos, história da arte e instalação. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31779
Data de defesa: 23-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RevelaçõesDesenhosRetratos.pdf1.78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.