Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31779
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-2332-1793 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Revelações: desenho de retratos, história da arte e instalação |
Author: | Silva, Yuri Ramos Francisco e |
First Advisor: | Miyoshi, Alexander Gaiotto |
First member of the Committee: | Ferraz, Tatiana Sampaio |
Second member of the Committee: | Fonseca, Fabio |
Summary: | Este trabalho buscou unir as minhas atividades de desenho, centradas principalmente em retratos de rostos, com um aprofundamento proporcionado pela história da arte. A proposta inicial foi expandir meus conhecimentos e técnicas, de algum modo relacionando-se à disciplina histórico-artística. Descobri, no entanto, que poderia desenvolver aspectos ligados à exposição das obras, com o sentido de pensar meu trabalho não apenas enquanto desenho, mas também como instalação. As pessoas representadas aqui são reais, não fictícias, que viveram ou vivem no meu cotidiano. Os retratos fotográficos que serviram como base ao desenho foram tirados por mim ou por elas, autorretratos feitos pelos próprios celulares, as “selfies”. O que fiz foi transferir todos os rostos das fotos para o papel, com grafite e esfumo, focando nas expressões neutras, porém vívidas, com algo de apatia e cansaço. Para mim, guardam uma violência. O desenho principal, de corpo inteiro, tem como protagonista o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, num ato surpreso e suspeito. A referência para sua pose é o quadro de Almeida Junior, Amolação Interrompida. Os rostos de meu convívio o cercam, promovendo múltiplos sentidos. Devido aos acontecimentos e declarações referentes ao Presidente na mídia, aos mecanismos de comunicação, geram-se várias hipóteses e conclusões sobre o que há “por debaixo do pano”. Assassinato, corrupção, nepotismo, misoginia fazem parte das teses e denúncias. As fisionomias e características dos seis retratados, homens e mulheres, héteros e homossexuais, negros e brancos, embora distintas, foram feitas de modo a nos mostrar que todos fazem parte deste dilema, alguns deles perseguidos e oprimidos simplesmente por ser quem são. A proposta de instalação deve-se ao fato de que fazem parte de um todo, onde o quadro protagonista exerce maior presença, causa e consequência de um mesmo problema. A opção por uma monografia sem ancoragem em texto teórico foi uma prerrogativa, pois tratei de me concentrar no desenvolvimento técnico dos desenhos. Li artigos, livros e ensaios em apoio ao trabalho, principalmente junto ao grupo de estudos de meu orientador, no primeiro semestre de 2019. Estão relacionados entre as referências bibliográficas com outras fontes que me auxiliaram. Todas as figuras, com exceção de minha produção, foram baixadas da internet, onde estavam facilmente disponíveis e ainda devem estar. Esta monografia apresenta-se principalmente como uma memória do processo, narrando etapas e decisões. |
Keywords: | Retratos de desenhos Bolsonaro |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SILVA, Yuri Ramos Francisco e. Revelações: desenho de retratos, história da arte e instalação. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31779 |
Date of defense: | 23-Dec-2019 |
Appears in Collections: | TCC - Artes Visuais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RevelaçõesDesenhosRetratos.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.