Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31254
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6776-676X
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Proposta, projeto e implementação de um novo padrão multidevice e multiplataforma de e-áudio-books hipermídia, didáticos e não didáticos, com acessibilidade e com recursos de monitoramento estruturado e contextualizado para análise de navegação e ações do perfil do usuário e conteúdo em tempo real
Título (s) alternativo (s): Courseware E-audio-book solution with a built in real time log history and data analytics
Autor: Lima, Thales Oliveira
Primer orientador: Yamanaka, Keiji
Segundo orientador: Martins Neto, Luciano
Primer miembro de la banca: Fromm, Guilherme
Segundo miembro de la banca: Santos, Adriana Omena dos
Tercer miembro de la banca: Andrade, Tatiana Carilly Oliveira
Resumen: Este trabalho de pesquisa se contrapõe ao estudo dos principais motivos da insatisfação com o ensino atual, bem como os baixos índices de aprendizagem e alta taxa de desistência por parte dos alunos. Feito isso, o trabalho foca no problema da produção de conteúdo e no material didático disponibilizado aos alunos. Assim, o trabalho adentra nos conceitos fundamentais do ensino, partindo do conceito do Emergent Behavior, dos Sistemas Complexos, da Ilusão de Conhecimento devido a não efetivação correta das dimensões do conhecimento, principalmente a dimensão tácita, gerando Parasitismo tipo 1,2,3 e 4 devido estruturas de administração de problemas top down no lugar de estruturas de solução de problemas que só são possíveis se implementadas de forma botton up. Assim, como proposta de solução aos problemas tecnológicos da dimensão explícita do ensino, surge o projeto e desenvolvimento de e-áudio-books hipermídia padrões, com acessibilidade e monitoramento da navegação e ações no material didático realizado pelo próprio e-áudio-book, disponibilizando, em tempo real, dados que possibilitam diversas análises de perfil dos alunos, de forma personalizada, bem como, até mesmo, do próprio material didático. Como resultado aditivo, à solução para a dimensão explícita do ensino, cria-se formato padrão de e-book com formato nativo dos dispositivos mobile (app, apk), sendo totalmente multidevice e multiplataforma. Os novos e-books, os e-áudio-books, além de hipermídia, possuem total acessibilidade por cegos e o controle da leitura dos mesmos via Histórico (o sistema de dados de navegação e ações durante a leitura). Estudos de casos reais são abordados e disponibilizados para visualização e testes pelo leitor.
Abstract: This research addresses the study of the main reasons for dissatisfaction with current education. It also analyzes low learning rates and high dropout rates by students, too. It also deals with the problem of content production and creation of teaching material for the students. It also breaks down the concept of teaching into Emergent Behavior, Complex Systems, and Illusion of Knowledge. This last phenomenon occurs when one fails to discern the three dimensions of knowledge, mainly the tacit knowledge. Since an untrained student is not able to perform tasks that one expects from a professional, he or she becomes a kind of parasite, such as dependent, freeloader, moocher or scrounger. Top down management also facilitates the emergence of parasitism, since managers are not able to follow the details of production in a large endeavor. Therefore, in disciplines such as engineering and health sciences, teachers should hearten bottom up technological initiatives. This work presents a proposal for removing some of the problems that appear in the acquisition of the explicit dimension of a knowledge branch. A possible solution is to relinquish the usual methods of authoring hypermedia eBooks, and adopt a design that incorporates accessibility and monitoring tools into the courseware. This solution will hopefully provide real-time data enabling menus and student profiles. The proposed system also allows the analysis of the didactic material itself. As an additional feature of the proposed protocol for teaching explicit knowledge, one can produce eBook versions that are easily portable to different devices and platforms. The proposed protocol fits eBooks, audio-books and hypermedia. Besides this, it offers full accessibility for blind people and permits reading control through log history. The author presents and evaluates real-world cases that the interested reader can use for testing the protocol.
Palabras clave: E-áudio-book
Hipermídia
Soluções para acessibilidade em EAD
Material didático com monitoramento
Análise de perfil
E-audio-book
Hypermedia
M-learning
E-learning accessibility tools
Log history
Student profile survey
Engenharia elétrica
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Tema: Engenharia elétrica
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Cita: LIMA, Thales Oliveira. Proposta, projeto e implementação de um novo padrão multidevice e multiplataforma de e-áudio-books hipermídia, didáticos e não didáticos, com acessibilidade e com recursos de monitoramento estruturado e contextualizado para análise de navegação e ações do perfil do usuário e conteúdo em tempo real. 2020. 182 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3610.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3610
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31254
Fecha de defensa: 28-feb-2020
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PropostaProjetoImplementação.pdfDissertação13.85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons