Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31254
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Thales Oliveira-
dc.date.accessioned2021-02-10T22:31:35Z-
dc.date.available2021-02-10T22:31:35Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationLIMA, Thales Oliveira. Proposta, projeto e implementação de um novo padrão multidevice e multiplataforma de e-áudio-books hipermídia, didáticos e não didáticos, com acessibilidade e com recursos de monitoramento estruturado e contextualizado para análise de navegação e ações do perfil do usuário e conteúdo em tempo real. 2020. 182 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3610.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31254-
dc.description.abstractThis research addresses the study of the main reasons for dissatisfaction with current education. It also analyzes low learning rates and high dropout rates by students, too. It also deals with the problem of content production and creation of teaching material for the students. It also breaks down the concept of teaching into Emergent Behavior, Complex Systems, and Illusion of Knowledge. This last phenomenon occurs when one fails to discern the three dimensions of knowledge, mainly the tacit knowledge. Since an untrained student is not able to perform tasks that one expects from a professional, he or she becomes a kind of parasite, such as dependent, freeloader, moocher or scrounger. Top down management also facilitates the emergence of parasitism, since managers are not able to follow the details of production in a large endeavor. Therefore, in disciplines such as engineering and health sciences, teachers should hearten bottom up technological initiatives. This work presents a proposal for removing some of the problems that appear in the acquisition of the explicit dimension of a knowledge branch. A possible solution is to relinquish the usual methods of authoring hypermedia eBooks, and adopt a design that incorporates accessibility and monitoring tools into the courseware. This solution will hopefully provide real-time data enabling menus and student profiles. The proposed system also allows the analysis of the didactic material itself. As an additional feature of the proposed protocol for teaching explicit knowledge, one can produce eBook versions that are easily portable to different devices and platforms. The proposed protocol fits eBooks, audio-books and hypermedia. Besides this, it offers full accessibility for blind people and permits reading control through log history. The author presents and evaluates real-world cases that the interested reader can use for testing the protocol.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectE-áudio-bookpt_BR
dc.subjectHipermídiapt_BR
dc.subjectSoluções para acessibilidade em EADpt_BR
dc.subjectMaterial didático com monitoramentopt_BR
dc.subjectAnálise de perfilpt_BR
dc.subjectE-audio-bookpt_BR
dc.subjectHypermediapt_BR
dc.subjectM-learningpt_BR
dc.subjectE-learning accessibility toolspt_BR
dc.subjectLog historypt_BR
dc.subjectStudent profile surveypt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.titleProposta, projeto e implementação de um novo padrão multidevice e multiplataforma de e-áudio-books hipermídia, didáticos e não didáticos, com acessibilidade e com recursos de monitoramento estruturado e contextualizado para análise de navegação e ações do perfil do usuário e conteúdo em tempo realpt_BR
dc.title.alternativeCourseware E-audio-book solution with a built in real time log history and data analyticspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Yamanaka, Keiji-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9893612181758615pt_BR
dc.contributor.advisor2Martins Neto, Luciano-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1727931451864453pt_BR
dc.contributor.referee1Fromm, Guilherme-
dc.contributor.referee2Santos, Adriana Omena dos-
dc.contributor.referee3Andrade, Tatiana Carilly Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5222722831423845pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa se contrapõe ao estudo dos principais motivos da insatisfação com o ensino atual, bem como os baixos índices de aprendizagem e alta taxa de desistência por parte dos alunos. Feito isso, o trabalho foca no problema da produção de conteúdo e no material didático disponibilizado aos alunos. Assim, o trabalho adentra nos conceitos fundamentais do ensino, partindo do conceito do Emergent Behavior, dos Sistemas Complexos, da Ilusão de Conhecimento devido a não efetivação correta das dimensões do conhecimento, principalmente a dimensão tácita, gerando Parasitismo tipo 1,2,3 e 4 devido estruturas de administração de problemas top down no lugar de estruturas de solução de problemas que só são possíveis se implementadas de forma botton up. Assim, como proposta de solução aos problemas tecnológicos da dimensão explícita do ensino, surge o projeto e desenvolvimento de e-áudio-books hipermídia padrões, com acessibilidade e monitoramento da navegação e ações no material didático realizado pelo próprio e-áudio-book, disponibilizando, em tempo real, dados que possibilitam diversas análises de perfil dos alunos, de forma personalizada, bem como, até mesmo, do próprio material didático. Como resultado aditivo, à solução para a dimensão explícita do ensino, cria-se formato padrão de e-book com formato nativo dos dispositivos mobile (app, apk), sendo totalmente multidevice e multiplataforma. Os novos e-books, os e-áudio-books, além de hipermídia, possuem total acessibilidade por cegos e o controle da leitura dos mesmos via Histórico (o sistema de dados de navegação e ações durante a leitura). Estudos de casos reais são abordados e disponibilizados para visualização e testes pelo leitor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration182pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3610pt_BR
dc.orcid.putcode88549384-
dc.crossref.doibatchidd0147a28-4117-4afe-80e5-c53f50d2cef7-
dc.subject.autorizadoEngenharia elétricapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostaProjetoImplementação.pdfDissertação13.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons