Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31254
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6776-676X
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Proposta, projeto e implementação de um novo padrão multidevice e multiplataforma de e-áudio-books hipermídia, didáticos e não didáticos, com acessibilidade e com recursos de monitoramento estruturado e contextualizado para análise de navegação e ações do perfil do usuário e conteúdo em tempo real
Alternate title (s): Courseware E-audio-book solution with a built in real time log history and data analytics
Author: Lima, Thales Oliveira
First Advisor: Yamanaka, Keiji
Second Counselor: Martins Neto, Luciano
First member of the Committee: Fromm, Guilherme
Second member of the Committee: Santos, Adriana Omena dos
Third member of the Committee: Andrade, Tatiana Carilly Oliveira
Summary: Este trabalho de pesquisa se contrapõe ao estudo dos principais motivos da insatisfação com o ensino atual, bem como os baixos índices de aprendizagem e alta taxa de desistência por parte dos alunos. Feito isso, o trabalho foca no problema da produção de conteúdo e no material didático disponibilizado aos alunos. Assim, o trabalho adentra nos conceitos fundamentais do ensino, partindo do conceito do Emergent Behavior, dos Sistemas Complexos, da Ilusão de Conhecimento devido a não efetivação correta das dimensões do conhecimento, principalmente a dimensão tácita, gerando Parasitismo tipo 1,2,3 e 4 devido estruturas de administração de problemas top down no lugar de estruturas de solução de problemas que só são possíveis se implementadas de forma botton up. Assim, como proposta de solução aos problemas tecnológicos da dimensão explícita do ensino, surge o projeto e desenvolvimento de e-áudio-books hipermídia padrões, com acessibilidade e monitoramento da navegação e ações no material didático realizado pelo próprio e-áudio-book, disponibilizando, em tempo real, dados que possibilitam diversas análises de perfil dos alunos, de forma personalizada, bem como, até mesmo, do próprio material didático. Como resultado aditivo, à solução para a dimensão explícita do ensino, cria-se formato padrão de e-book com formato nativo dos dispositivos mobile (app, apk), sendo totalmente multidevice e multiplataforma. Os novos e-books, os e-áudio-books, além de hipermídia, possuem total acessibilidade por cegos e o controle da leitura dos mesmos via Histórico (o sistema de dados de navegação e ações durante a leitura). Estudos de casos reais são abordados e disponibilizados para visualização e testes pelo leitor.
Abstract: This research addresses the study of the main reasons for dissatisfaction with current education. It also analyzes low learning rates and high dropout rates by students, too. It also deals with the problem of content production and creation of teaching material for the students. It also breaks down the concept of teaching into Emergent Behavior, Complex Systems, and Illusion of Knowledge. This last phenomenon occurs when one fails to discern the three dimensions of knowledge, mainly the tacit knowledge. Since an untrained student is not able to perform tasks that one expects from a professional, he or she becomes a kind of parasite, such as dependent, freeloader, moocher or scrounger. Top down management also facilitates the emergence of parasitism, since managers are not able to follow the details of production in a large endeavor. Therefore, in disciplines such as engineering and health sciences, teachers should hearten bottom up technological initiatives. This work presents a proposal for removing some of the problems that appear in the acquisition of the explicit dimension of a knowledge branch. A possible solution is to relinquish the usual methods of authoring hypermedia eBooks, and adopt a design that incorporates accessibility and monitoring tools into the courseware. This solution will hopefully provide real-time data enabling menus and student profiles. The proposed system also allows the analysis of the didactic material itself. As an additional feature of the proposed protocol for teaching explicit knowledge, one can produce eBook versions that are easily portable to different devices and platforms. The proposed protocol fits eBooks, audio-books and hypermedia. Besides this, it offers full accessibility for blind people and permits reading control through log history. The author presents and evaluates real-world cases that the interested reader can use for testing the protocol.
Keywords: E-áudio-book
Hipermídia
Soluções para acessibilidade em EAD
Material didático com monitoramento
Análise de perfil
E-audio-book
Hypermedia
M-learning
E-learning accessibility tools
Log history
Student profile survey
Engenharia elétrica
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Subject: Engenharia elétrica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Quote: LIMA, Thales Oliveira. Proposta, projeto e implementação de um novo padrão multidevice e multiplataforma de e-áudio-books hipermídia, didáticos e não didáticos, com acessibilidade e com recursos de monitoramento estruturado e contextualizado para análise de navegação e ações do perfil do usuário e conteúdo em tempo real. 2020. 182 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3610.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3610
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31254
Date of defense: 28-Feb-2020
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostaProjetoImplementação.pdfDissertação13.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons