Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31050
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7549-4859
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Efeitos de dezenove semanas de treinamento sobre o desempenho em atletas de natação
Autor: Rosa, Fernanda Sena
Primer orientador: Barros, Cristiano Lino Monteiro de
Resumen: Introdução: Alto rendimento refere-se à melhoria de rendimento a nível competitivo. MAGLISCHO (1999) relata que os programas de treinamento desportivo têm por objetivo produzir adaptações metabólicas, fisiológicas e psicológicas que permitam ao nadador ter uma melhor performance. A manipulação das cargas de treinamento e competição é considerada um aspecto chave da periodização esportiva (FOSTER et al., 2001). Materiais e Métodos: Todos os voluntários foram classificados como atletas de natação da categoria Juvenil (15 e 16 anos), com média de ± 4 anos de treinamento no alto rendimento em uma amostra de 14 nadadores, sendo cinco mulheres e nove homens considerados de alto nível competitivo de âmbito nacional. Foram realizadas coletas de dados da PSE em todas as fases do treinamento seguindo a periodização. Três testes foram realizados no final de cada fase da periodização, onde o primeiro no final do bloco básico, o segundo no final do período específico e o último no final do polimento, finalizando a temporada. Resultados: No teste 1 obteve-se uma média de tempo de 4,88 (min) na simulação de 400 metros livre e 0,24 (min) nos 25 metros, tendo uma percepção subjetiva de esforço (PSE) média de 6,5. No teste 2, houve notável melhora de 4,45% em relação ao teste dos 400 metros, e no teste de 25 metros houve avanço de 11,56% e média de 8,5 na PSE. Em ambos os testes houve melhora no desempenho (diminuição no tempo) de todos os atletas participantes. No teste 3 a média dos 400 metros teve melhoria de 0,71% de rendimento comparado ao teste 2, os 25 metros também tiveram uma progressão de 4,84% na média de desempenho, a PSE teve média 6. O teste de 400 metros teve uma melhora no desempenho de 9 atletas e o de 25 metros houve um avanço na performance de 12 atletas. Conclusão: Conclui-se que é fundamental o controle de cargas internas através da Percepção Subjetiva de Esforço (PSE) associada à periodização do treinamento, acompanhando a evolução da equipe através dos testes nas finalizações dos blocos, sendo interessante analisar testes que simulam as provas principais de cada atleta para obtenção de um resultado mais preciso.
Palabras clave: Natação
Alto rendimento
Atletas
Percepção subjetiva de esforço(PSE)
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ROSA, Fernanda Sena. Efeitos de dezenove semanas de treinamento sobre o desempenho em atletas de natação. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31050
Fecha de defensa: 8-oct-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EfeitosDeDezenove.pdf625.9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.