Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31050
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRosa, Fernanda Sena-
dc.date.accessioned2021-01-15T15:32:38Z-
dc.date.available2021-01-15T15:32:38Z-
dc.date.issued2020-10-08-
dc.identifier.citationROSA, Fernanda Sena. Efeitos de dezenove semanas de treinamento sobre o desempenho em atletas de natação. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31050-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.subjectAlto rendimentopt_BR
dc.subjectAtletaspt_BR
dc.subjectPercepção subjetiva de esforço(PSE)pt_BR
dc.titleEfeitos de dezenove semanas de treinamento sobre o desempenho em atletas de nataçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Cristiano Lino Monteiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2976367371704523pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Alto rendimento refere-se à melhoria de rendimento a nível competitivo. MAGLISCHO (1999) relata que os programas de treinamento desportivo têm por objetivo produzir adaptações metabólicas, fisiológicas e psicológicas que permitam ao nadador ter uma melhor performance. A manipulação das cargas de treinamento e competição é considerada um aspecto chave da periodização esportiva (FOSTER et al., 2001). Materiais e Métodos: Todos os voluntários foram classificados como atletas de natação da categoria Juvenil (15 e 16 anos), com média de ± 4 anos de treinamento no alto rendimento em uma amostra de 14 nadadores, sendo cinco mulheres e nove homens considerados de alto nível competitivo de âmbito nacional. Foram realizadas coletas de dados da PSE em todas as fases do treinamento seguindo a periodização. Três testes foram realizados no final de cada fase da periodização, onde o primeiro no final do bloco básico, o segundo no final do período específico e o último no final do polimento, finalizando a temporada. Resultados: No teste 1 obteve-se uma média de tempo de 4,88 (min) na simulação de 400 metros livre e 0,24 (min) nos 25 metros, tendo uma percepção subjetiva de esforço (PSE) média de 6,5. No teste 2, houve notável melhora de 4,45% em relação ao teste dos 400 metros, e no teste de 25 metros houve avanço de 11,56% e média de 8,5 na PSE. Em ambos os testes houve melhora no desempenho (diminuição no tempo) de todos os atletas participantes. No teste 3 a média dos 400 metros teve melhoria de 0,71% de rendimento comparado ao teste 2, os 25 metros também tiveram uma progressão de 4,84% na média de desempenho, a PSE teve média 6. O teste de 400 metros teve uma melhora no desempenho de 9 atletas e o de 25 metros houve um avanço na performance de 12 atletas. Conclusão: Conclui-se que é fundamental o controle de cargas internas através da Percepção Subjetiva de Esforço (PSE) associada à periodização do treinamento, acompanhando a evolução da equipe através dos testes nas finalizações dos blocos, sendo interessante analisar testes que simulam as provas principais de cada atleta para obtenção de um resultado mais preciso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration17pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.orcid.putcode86946408-
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EfeitosDeDezenove.pdf625.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.