Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30956
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5136-175X
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2026-12-03
Título: O nacional e o popular em Xica da Silva de Carlos Diegues
Título(s) alternativo(s): The national and the popular in Xica da Silva by Carlos Diegues
Lo nacional y lo popular en Xica da Silva de Carlos Diegues
Autor(es): Gomes, Hélton Santos
Primeiro orientador: Ramos, Alcides Freire
Primeiro membro da banca: Duarte, André Luis Bertelli
Segundo membro da banca: Souza, Julierme Sebastião Morais
Terceiro membro da banca: Costa, Rodrigo de Freitas
Quarto membro da banca: Ramos, Rosangela Patriota
Resumo: Nesta tese discutimos questões que dizem respeito ao “nacional” e o “popular” em Xica da Silva (1976), de Cacá Diegues com intuito de compreender como o cineasta trabalhou com estes conceitos na obra mencionada. Durante o percurso analítico procuramos elucidar algumas das ideias ou propostas de Diegues acerca da produção cinematográfica naquele momento, meados da década de 1970. Em meio à discussão do tema central deste trabalho abordamos, a partir da recepção da obra, questões que dizem respeito à situação do homem e da mulher negro (a) na sociedade brasileira e à política cinematográfica nacional. Em suma, procuramos compreender como os diferentes leitores/espectadores se colocaram diante da narrativa fílmica.
Abstract: In this thesis we discuss issues that concern the “national” and the “popular” in Xica da Silva (1976), by Cacá Diegues in order to understand how the filmmaker worked with these concepts in the work mentioned. During the analytical path we tried to elucidate some of Diegues' ideas or proposals about cinematographic production at that time, mid 1970s. In the midst of the discussion of the central theme of this work, we addressed, from the reception of the work, issues that concern the situation of black men and women in Brazilian society and national cinema policy. In short, we seek to understand how the different readers / viewers placed themselves before the film narrative.
Palavras-chave: Cinema
História
Cacá Diegues
Política
Nacional
Popular
Cinema
History
Cacá Diegues
Politics
National
Popular
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Assunto: Silva, Chica da, m. 1796
Cinema brasileiro
Diegues, Carlos, 1940-
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Referência: GOMES, Hélton Santos. O nacional e o popular em Xica da Silva de Carlos Diegues. 2020. 305 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.740
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.740
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30956
Data de defesa: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:TESE - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NacionalPopularXica.pdf
  Até 2026-12-03
Tese5.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons