Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30956
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-5136-175X |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
Fecha de embargo: | 2026-12-03 |
Título: | O nacional e o popular em Xica da Silva de Carlos Diegues |
Título (s) alternativo (s): | The national and the popular in Xica da Silva by Carlos Diegues Lo nacional y lo popular en Xica da Silva de Carlos Diegues |
Autor: | Gomes, Hélton Santos |
Primer orientador: | Ramos, Alcides Freire |
Primer miembro de la banca: | Duarte, André Luis Bertelli |
Segundo miembro de la banca: | Souza, Julierme Sebastião Morais |
Tercer miembro de la banca: | Costa, Rodrigo de Freitas |
Cuarto miembro de la banca: | Ramos, Rosangela Patriota |
Resumen: | Nesta tese discutimos questões que dizem respeito ao “nacional” e o “popular” em Xica da Silva (1976), de Cacá Diegues com intuito de compreender como o cineasta trabalhou com estes conceitos na obra mencionada. Durante o percurso analítico procuramos elucidar algumas das ideias ou propostas de Diegues acerca da produção cinematográfica naquele momento, meados da década de 1970. Em meio à discussão do tema central deste trabalho abordamos, a partir da recepção da obra, questões que dizem respeito à situação do homem e da mulher negro (a) na sociedade brasileira e à política cinematográfica nacional. Em suma, procuramos compreender como os diferentes leitores/espectadores se colocaram diante da narrativa fílmica. |
Abstract: | In this thesis we discuss issues that concern the “national” and the “popular” in Xica da Silva (1976), by Cacá Diegues in order to understand how the filmmaker worked with these concepts in the work mentioned. During the analytical path we tried to elucidate some of Diegues' ideas or proposals about cinematographic production at that time, mid 1970s. In the midst of the discussion of the central theme of this work, we addressed, from the reception of the work, issues that concern the situation of black men and women in Brazilian society and national cinema policy. In short, we seek to understand how the different readers / viewers placed themselves before the film narrative. |
Palabras clave: | Cinema História Cacá Diegues Política Nacional Popular Cinema History Cacá Diegues Politics National Popular |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL |
Tema: | Silva, Chica da, m. 1796 Cinema brasileiro Diegues, Carlos, 1940- |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Cita: | GOMES, Hélton Santos. O nacional e o popular em Xica da Silva de Carlos Diegues. 2020. 305 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.740 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.740 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30956 |
Fecha de defensa: | 7-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | TESE - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
NacionalPopularXica.pdf Hasta 2026-12-03 | Tese | 5.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons